quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A MALDIÇÃO DA VAIDADE

As manchetes dos jornais deste mês de janeiro de 2016, apresentam como manchete a morte de uma jovem e bela mulher, cuja beleza já havia conquistado títulos.
“Rio - A modelo Raquel Santos, de 28 anos, morreu na noite dessa segunda-feira após fazer um procedimento estético de preenchimento facial conhecido como "bigode chinês" — linhas de expressão que vão do nariz ao canto da boca —, sofreu uma parada cardíaca e morreu. A modelo, que era de Niterói, representava o Mato Grosso no concurso de beleza Musa do Brasil, e foi Gata da Hora no jornal Meia Hora em novembro de 2015”.
Nos livros “COMPLEXO DE VIÚVA”, de  2013, páginas 58 / 59 e “ALMA FEMININA”, de 2015, páginas 117 / 118, sob os títulos “EMBELECER” e “DITADURA DA BELEZA”, eu faço comentários sobre a maldição da vaidade. Mulheres consideradas bonitas, pelos padrões da sociedade moderna, que ainda não satisfeitas buscam nas cirurgias uma “perfeição” e pela vaidade extrema morrem ou ficam mutiladas.
O que leva pessoas aparentemente esclarecidas e informadas a se arriscarem ao extremo? Que tipo de insatisfação ainda pode existir em mulheres admiradas e idolatradas pelo belo corpo? O que ainda falta para que elas sintam-se felizes?

A mídia exibe material elaborado em laboratório fotográficos, nos quais vende o sonho da beleza universal. Mulheres fabricadas que passam a ser os fantasmas das mais vaidosas. Os milagres estéticos apresentados por atrizes e mulheres famosas, resultam num material criminoso, que induz à venda de produtos para emagrecer e a morrer nas salas de cirurgia.

Como ficar livre da “tentação” de ser a mais bela? A mais cobiçada? A mais desejada?
Talvez, alguns caminhos que algumas mulheres deixaram de percorrer em sua formação como mulher / cidadã: educação, cultura e religiosidade, provavelmente não foram bem realizados. A vaidade excessiva, o culto ao corpo, a competição e a baixo estima como pessoa.

Cuidar do corpo faz parte do processo de saúde e higiene. Manter-se bem, escolhendo adequadamente a alimentação, fazer exercícios e cultivar bons hábitos nos permite encontrar a beleza humana que só pode ser compreendida quando envolve o  ser humano nas suas três faces: bio + psico + social.
Lamentamos a perda de mais uma cidadã brasileira, morta pela maldição da vaidade!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário