sexta-feira, 9 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

 
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerado a principal referência da educação no país, aponta a diminuição do abismo que existe entre as escolas da rede pública e as particulares.
Notícia boa? Não, notícia ruim! A aproximação aconteceu em escala descendente. Enquanto as escolas da rede pública apresentaram uma estagnação em seu desempenho, considerado abaixo da média a ser conquistada. As particulares, “caíram” em des...
empenho, aproximando-se portanto das escolas mantidas pelo governo.
Estamos vivenciando um grave momento da educação brasileira! Será que a crise política social na qual o País mergulhou, chegou às salas de aula? Por que as novas tecnologias não se mostraram eficientes? O que está havendo com as grades curriculares e os conteúdos disciplinares?
Confesso, que estou sem nenhuma resposta para a situação em questão, mas acredito que diante de tal notícia, todas as Unidades de Ensino deverão dedicar algum tempo em seus trabalhos pedagógicos, para cada uma repensar o que aconteceu e como fazer para mudar. As que dependem do sistema governamental, a situação torna-se ainda mais grave, pois qualquer tentativa de alteração nas estratégias vai esbarrar na burocracia e corrupção política do Brasil.
Mesmo com todas as barreiras, é hora de pensarmos neste “fato” com seriedade!
Boa sorte!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário