quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOJE É DIA DO GARI?

Qual é o dia do gari? Essa pergunta é feita constantemente com o intuito de saber o dia que os profissionais da limpeza farão a coleta do nosso lixo.
Todos os dias é dia de varrer, lavar, esfregar, coletar e deixar nossas ruas, jardins  e praças mais limpos para que possamos usufruir de uma cidade mais acolhedora.
Homens e mulheres que se destacam pelas roupas coloridas e vassouras nas mãos, mas que não tem seus rostos reconhecidos pela sociedade.
Nem sempre trabalhando em condições de segurança, esses profissionais merecem todo o nosso carinho e respeito. Sem eles, em poucas horas nossa vida se transforma num “inferno”.
A produção diária de lixo de cada cidadão é extremamente grande. Façamos uma experiência: ao acordar pegue uma sacola e vá colocando na mesma todo o lixo que você produzir. Até aquele que consideramos repugnante. Vá juntando o que descartamos pela manhã, a tarde  e a noite. No dia seguinte observe o quanto foi produzido. Multiplique pelo número aproximado de habitantes da sua cidade e você terá uma estimativa do quanto de lixo produzimos. Talvez a maior surpresa, será perceber o quanto cada um de nós, separadamente, produz.
Acredito, que se esse experimento fosse realizado por todos nós, teríamos uma consciência maior do que significa higiene e limpeza e qual a importância que os garis têm para a nossa sobrevivência.
Tomar consciência é sentir o quanto somos responsáveis por alguma coisa.  Passar um dia carregando o seu próprio lixo. Ir a um encontro carregando numa sacola o que descartamos deve ser uma experiência inenarrável.
Acredito que essa seja uma das melhores formas aprendermos o significado de poluição.
Portanto, dia do gari, poderia ser o dia em que cada cidadão tivesse consciência da sua contribuição para a poluição ambiental.
Todos, sem exceção, ricos e pobres. Famosos ou pessoas simples do povão. Militares e civis. Religiosos e ateus. Homens e mulheres. Adultos e crianças. Empresários e operários. Todos responsáveis pelo lixo que produz.
Enquanto essa experiência não acontece, aproveitamos para abraçar e agradecer os garis pelo seu dia – 16 de maio! Parabéns!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário