sábado, 28 de julho de 2012

QUE BICHO DEU?

Nascido no interior do estado de Alagoas, Alceu migrou para o Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida. Sempre ouviu dizer que o Rio era a terra da promissão. Além de oferecer um bom mercado de trabalho, tinha muitas praias, o que o tornava melhor que São Paulo.
Arrumou os poucos pertences que possuía, colocou a mochila nas costas e embarcou para a cidade maravilhosa.  Hospedou-se num pequeno hotel no centro da cidade próxima ao largo da Lapa. Não era o melhor lugar do mundo, mas estava bem localizado, o que iria permitir a ele economizar no transporte  e até na alimentação, pois havia nas imediações vários bares que ofereciam um bom prato por um pequeno preço.
Após um mês morando junto com os cariocas, Alceu ainda não havia conseguido arrumar um bom emprego. Fez alguns bicos, ganhando o necessário apenas para matar a fome, sendo que algumas vezes o que lhe pagavam dava apenas para uma média de café com leite e pão sem manteiga.
Em suas idas e vindas, na busca por emprego, percebeu que havia em vários lugares da cidade cidadãos trabalhando traquilamente, numa pequena mesa, com uns blocos de papel, onde faziam anotações numéricas. Em sua inocência, Alceu não tinha conhecimento que se tratava de contravenção “legal” (aceita pela sociedade e respeitada pela polícia), o Jogo do Bicho.
Numa tarde de verão, após dois meses morando no Rio de Janeiro, Alceu parou diante de uma “banca” do bicho e arriscou a sorte. Após receber informações do anotador, optou pelos números que estavam sempre em sua cabeça. Como não tinha muita grana, arriscou apenas alguns centavos de real.
Dia seguinte, ao passar pela banca, foi surpreendido quando soube que seus números, haviam sido sorteados. Uma pequena quantia garantiu o aluguel do mês. A partir dessa data, o alagoano, sempre que podia arriscava a sorte. Esse hábito, fez com que seus amigos passassem a lhe perguntar:  - Alceu, que bicho deu?
Essa combinação rimada entre o seu nome  e o verbo, transformou a vida do Alceu completamente.
Hoje, ele trabalha como apontador do Jogo do Bicho, nua movimentada esquina da zonal sul do Rio de Janeiro, mora em apartamento próprio e possui carro do ano.
Alceu, que bicho deu? É a pergunta que ele mais gosta de responder.
Enquanto a legalização desse tipo de jogo não acontece, a população continua a fazer a sua “fezinha” na banca do Alceu.
Vou dar uma passadinha na banca do Alceu. Sonhei com burro, vou arriscar no cavalo!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário