sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

COLÉGIO ESTADUAL HEITOR LIRA


 

VIDAS E SONHOS – E O MUNDO GIRA!

(POR) Edison Borba

Ano de 1974, eu e outros jovens professores, chegamos ao Colégio Estadual Heitor Lira, situado na rua Cuba, no bairro da Penha, encaminhados pela Secretaria Estadual de Educação. Todos tinham sido aprovados, no difícil concurso para exercer o magistério na rede pública estadual / RJ.

Jovens pensantes e atuantes, formados e forjados pelas mais diferentes Universidades (Faculdades) do Brasil, traziam em suas cabeças novas ideias, práticas pedagógicas diferenciadas, questionamentos diversos e muita vontade de trabalhar com educação. Em pouco tempo, o CEHL tornou-se um dos melhores colégios do Rio de Janeiro, especializado na formação de professores para atuarem no Ensino Infantil.

Em pouco tempo o CEHK, tornou-se uma escola de vanguarda e questionadora, nos tempos difíceis de um Governo Ditatorial. Por este motivo, seus Docentes, em alguns momentos, tiveram suas ações pedagógicas, acompanhadas por “autoridades” ditas competentes sobre as questões educacionais.

O CEHL, trabalhou com metodologias e práticas de ensino, consideradas hoje, como modernas. Este Colégio soube conduzir seus alunos para práticas democráticas pioneiras, como a de escolher seus próprios Diretores, conseguindo servir de exemplo para outras Unidades de Ensino e para a própria SEE, que mais tarde passaram a eleger democraticamente seus Gestores.

Ontem, dia 11 de janeiro de 2018, diversos Mestres do CEHL, reuniram-se em torno do Professor Raymundo, que completou 90 anos de idade. Ele, o Raimundinho, como é carinhosamente chamado pelos colegas, foi um dos participantes deste “grande” Colégio.

Reunidos em torno do companheiro, muita gente importante, professores do CEHL. Brasileiros que ajudaram e ainda continua colaborando para que esse País consiga ser um dia uma Democracia verdadeiramente humana.

Parabéns Professor Raymundo pelos 90 anos e parabéns Mestres do CEHL, por tudo o que contribuíram para esta Pátria!

******************************

Um comentário:

  1. Olá! tudo bem? procuro um professor de história que deu aula lá, vc conehceu? ele se chama, Avelino. Meu email: priscila@fenixfilmes.com

    ResponderExcluir