Atenção
senhores governadores, prefeitos e secretários para a chamada. Vamos começar a
nossa aula sobre “Aspectos da Educação Brasileira”. Responda SIM, os que
estiverem interessados no tema deste encontro:
ACRE
(ausente); ALAGOAS (ausente); AMAPÁ
(ausente); AMAZONAS (ausente); BAHIA (ausente); BRASÍLIA (ausente); CEARÁ (ausente); DISTRITO FEERAL
(ausente); ESPÍRITO SANTO (ausente); GOIÁS
(ausente); MARANHÃO (ausente); MINAS GERAIS (ausente); MATO GROSSO (ausente);
MATO GROSSO DO SUL (ausente); PARAÍBA (ausente); PARÁ (ausente); PERNAMBUCO
(ausente); PARANÁ (ausente); PIAUI (ausente); RIO GRANDE DO SUL (ausente); RIO
GRANDE DO NORTE (ausente); RIO DE JANEIRO (ausente); SANTA CATARINA (ausente);
SERGIPE (ausente); TOCANTINS (ausente).
Lamentavelmente,
a turma toda está ausente, ignorando tudo o que se refere à educação. Não
demonstram nenhum interesse pelo assunto, nem pelos professores e alunos. Os
prédios, chamados de escola, a maioria está em péssimo estado de conservação. A
turma de faltosos não faz o trabalho de casa, não estudam e vivem gazeteando as
aulas. O que eles querem é aproveitar a hora do recreio, para comerem a merenda
dos estudantes, o que fazem com grande prazer.
Até
quando vamos continuar a assistir de camarote a morte da inteligência brasileira.
Morrem sonhos, ideias e ideais, quando falta educação de qualidade. O descaso
com o nosso sistema de ensino, é
notável. O desvio das verbas é constante e se repete em muitos municípios, como
também se repetem os políticos, e a
descendência dos que estão no poder. São gerações e gerações, filhos, netos
além de outros graus de parentesco garantindo a manutenção do feudo brasileiro.
Seus descendentes estão matriculados em escolas privadas ou estudam no exterior,
sendo preparados, para dar continuidade
a tudo o que seus pais e avós fazem, isto é, nada a favor do povo trabalhador.Uma
nova geração de malandros já começa a surgir nas eleições. Enquanto isso, muitos
brasileirinhos são obrigados a caminhar
horas para chegar às escolas. Caminhos de lama e sofrimento que também são
percorridos pelos professores. Veículos públicos escolares, quando existem,
colocam em risco a segurança dos alunos, que chegam para as aulas cansados, com pouca energia para o aprendizado.
O
Brasil ausente tenta cobrir o sol com a peneira, quando inauguram escolas maquiadas, geralmente em cidades prósperas e
com bom retorno de votos. Doam alguns computadores e alardeiam que estamos vivendo
imersos no mundo “internético”. Grande mentira,
estamos atrasados, muito atrasados, quanto ao nosso processo de ensino e de
aprendizagem. Não é por falta de inteligências e nem de boa vontade dos
educadores, a maior causa do nosso atraso está diretamente ligado à falta de
responsabilidade de um sem número de governadores, prefeitos e secretários de educação,
além de outros que formam uma grande máfia, que sucateiam os cofres públicos.
É
lamentável! É triste! É de se chegar às lágrimas! Sem medo de estar exagerando:
o quadro educacional do Brasil é um dos piores do mundo. Quem estiver
duvidando, consulte dados principalmente dos municípios de interior brasileiro.
Lembrando, que o Brasil não é só capital
e litoral. É preciso pensar num país de dimensões continentais, com uma enorme
diversificação cultural, onde muitos municípios ficam tão isolados, que suas prefeituras, criam leis, e
agem sem que ninguém consiga intervir nos desmandos de vereadores e prefeitos.
Para
os alunos faltosos na aula sobre a situação educacional brasileira, nota ZERO!
Para
refletir:
Enquanto
escrevia esse texto um menino de sete anos, aluno de uma escola municipal de
Apodi, no Rio Grande do Norte, era atropelado por um caminhão “pau de arara”,
usado para transportar alunos da região.
A
secretária de Educação local afirmou: “Esses carros só são usados no
transporte da zona rural onde os ônibus não têm acesso. É muito difícil
conseguir ônibus para trabalhar nessas regiões”.
Lamentável!
Edison
Borba
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