Educar é uma arte que nunca se
completa, estamos sempre em constante busca de uma nova fórmula, metodologia ou
método, que seja mais adequado para um determinado grupo numa determinada
época.
Desde que o homem surgiu no
planeta terra, os seus instintos tiveram que ser controlados, a partir do
desenvolvimento de um incrível sistema nervoso
contido em grande parte no cérebro.
O interessante nesta história, é que
o próprio homem teve que criar regras para conter a sua maneira animalesca de
ser, “ser humano”.
Até hoje, a arte de educar se renova
a cada dia. A sociedade está constantemente buscando novas formas de possibilitar
à espécie humana, desenvolver cada vez mais os seus potenciais. Muitos
filósofos e educadores surgiram pelo mundo, cada um contribuindo com o seu
saber, buscando sempre a melhoria do homem.
Nas diversas épocas da nossa
história, podemos destacar nomes importantes no mundo da educação. No Brasil,
especialmente, temos pesquisadores, filósofos e educadores de grande
importância, como: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Lourenço Filho e Paulo Freire entre outros.
A intrigante arte de educar desafia
a todos os cidadãos, que buscam a melhoria para o nosso planeta. Diversas
metodologias são criadas, sistemas de ensino renovados, regras incluídas e
excluídas, em função do tempo e necessidades sociais.
Atualmente, não podemos imaginar um
processo educacional, que não premie a liberdade do ensinar e do aprender, através
da utilização de metodologias voltadas para uma sociedade participativa e
produtiva.
Os diferentes princípios
educacionais, não podem mais se afastar da linha que conduz nossos estudantes
para a construção e manutenção do planeta. É preciso termos escolas conscientes
da formação de cidadãos capazes de gerir suas vidas, serem criativos e capazes
de renovar ou inovar, numa perspectiva solidária, buscando cada vez mais,
melhorar as condições da sobrevivência humana.
Um excelente caminho para a prática
dessa proposta é a metodologia da construção de projetos. Quando um professor
conduz seu alunado para esse tipo de tarefa, ele está indo muito além do
aprendizado de um determinado conteúdo. Esta proposta abre um leque de
possibilidades para o educando, como: ter ideias novas e até aparentemente “extravagantes”,
pensar sobre a sua execução e importância para a sociedade. Trabalhar em grupo,
dividir tarefas, saber ouvir, aprender a liderar ou a ceder, analisar
estratégias, custo e benefício e as possibilidades de
reaproveitamento de materiais desenvolvendo o senso de observação e participação
social.
Quando um grupo de alunos, sejam eles
do ensino infantil ou universitário, se reúne para a construção de um projeto,
pode ser o momento do nascimento de uma proposta inovadora, da qual poderá
surgir um produto, que poderá revolucionar a vida de uma comunidade, não só
através de um objeto material, mas de um novo comportamento
social.
Educar é arte, educar é desafio,
educar é prazer. Por tudo isso, que a
Equipe PINCE, trabalha há sete anos, apoiada por parceiros como o SEBRAE,
estimulando estudantes a desenvolverem
suas ideias, transformá-las em projetos e apresentá-las na Exposição / PINCE.
Ideias não podem ficar guardadas em
gavetas, é preciso torná-las públicas e compartilhá-las com a sociedade.
Atenção
Unidades de Ensino, professores e alunos, inscrevam seus projetos no PRÊMIO
PINCE / 2013.
O mundo precisa dos jovens, das
suas propostas e projetos!
Aguardamos vocês!
Edison Borba
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