quarta-feira, 5 de março de 2014

LIXO? O QUE É O LIXO? DE QUEM É O LIXO?

           A cidade do Rio de Janeiro vive momentos de  complexidade, um grande número de garis, homens e mulheres que cuidam da nossa limpeza, pararam de trabalhar, para denunciar o lixo que é o salário que recebem e as suas condições de trabalho. Quando esse tipo de protesto acontece, fica nítida a importância desta classe trabalhadora.
Muitas vezes, esses brasileiros, são vítimas do lixo do preconceito, por outros brasileiros, que se julgam melhores. Interessante observar, que são os garis que limpam o que a sociedade suja. Esta quarta-feira de cinzas amanhece com a cidade mostrando para o mundo um cartão de visitas nada agradável. A greve está sendo uma forma de apresentar ou denunciar o quanto sujamos o lugar em que moramos. Mesmo durante uma festa como o carnaval, fica nítido que ainda temos um comportamento nada limpo, ou melhor, nosso comportamento continua sendo um lixo.
A prefeitura anuncia o lixo que foi a proposta salarial e para aumentar o lixo, ameaça com demissão de trezentos profissionais. Mais uma vez, o lixo do medo e da repressão, aparece para nos avisar, que a democracia por aqui está ficando  mais suja e caminhado para mergulhar no lixo.
Lixo? O que é lixo? Deixar a negociação para ameaçar com demissão? Os trezentos são apenas uma base, que poderá se transformar em seiscentos, novecentos e até mais de mil. Os demitidos possuem famílias que farão parte do grande número de  desempregados. Esta atitude é um lixo!
A cidade está suja e tememos pela nossa saúde   dos nossos amigos e familiares, tememos a aparecimento de insetos e ratos e caso aconteça uma chuva, estaremos mergulhados num mar de lixo.
Nossos garis surgem para apresentar a sociedade a sua importância como trabalhadores, eles merecem nosso apoio e respeito. Quem é observador,  já deve ter visto esses homens e mulheres trabalhando em condições insalubres, muitos não usam proteção alguma e se recebem material para ser usado, não estão sendo supervisionados.
Quando um caminhão da limpeza urbana estaciona frente as nossas residências, fechamos rapidamente as janelas para não sentirmos o cheiro do nosso lixo e não vermos a utilidade dos nossos amigos garis.
Enquanto aguardamos o fechamento desta situação, fica a sugestão para que cada um de nós, ao sair de casa hoje, levar uma sacola de papel e colocar  o lixo que for produzido durante todo o dia, neste recipiente. Ao final de 24 horas, vamos abrir as sacolas e poderemos perceber o quanto somos responsáveis pela produção do lixo no mundo.
A greve está incomodando? O lixo está incomodando? O salário e as condições de trabalho dos garis, a quem está incomodando?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário