ENTRE CRIANÇAS E BALEIAS
Ecologicamente,
podemos afirmar que os oceanos estão para as baleias, assim como as escolas
estão para as nossas crianças.
Os
oceanos e as escolas são espaços diretamente relacionados com a vida em nosso
planeta. Para os cetáceos, as águas salgadas e para as nossas crianças, as salas
de aula.
Com
a efervescência da vida moderna, nossos descendentes, estão sendo colocados em
espaços educacionais, cada vez mais cedo. Bebês com poucos dias de vida, já
exibem agenda onde compromissos são seguidos, obedecendo a uma rotina, de fazer
inveja a muitos executivos.
Infelizmente,
o quadro não é bom para os seres aquáticos e nem para os terráqueos. Analisando
as unidades escolares, desde as creches até as universidades, verificamos uma
situação pouco agradável. Atividades pedagógicas, sendo realizadas em prédios inadequados
ameaçam o saudável desenvolvimento das nossas crianças e jovens.
Quando
analisamos uma sala de aula sob a perspectiva de um ecossistema, observamos
espaço inadequado para a realização da mais simples reação metabólica. Local
pouco ventilado, mal iluminado, e com temperaturas instáveis ocupado por grande
quantidade de seres que tentam sobreviver e aprender. Poluição espacial, espécie ameaçada e
aprendizagem prejudicada.
Salvemos
as baleias, mas, não podemos esquecer a nossa descendência. O perigo aumenta
proporcionalmente ao tempo passado nas escolas.
Precisamos
despoluir os oceanos e as escolas. Para a construção de uma descendência
inovadora e criativa, é necessário cuidar para que as reações orgânicas e
psicológicas dos nossos alunos aconteçam em ambientes saudáveis,
limpos e livres de ameaças.
Não
existe metodologia pedagógica capaz de superar a ausência de condições
ambientais favoráveis. Salvemos as baleias, mas não podemos esquecer as nossas
crianças. Fazemos parte de uma intrincada cadeia ecológica, onde todas as
espécies são interligadas por tênues laços bioquímicos. Nossos oceanos e nossas
escolas estão em perigo. Salvemos as baleias mas não podemos esquecer nossas
crianças!
Edison
Borba
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