Os profissionais da propaganda são
responsáveis por momentos inesquecíveis. Eles são capazes de colocar em nossas
memórias mensagens, que se eternizam. Muitas vezes, um comercial vale mais que
alguns programas de rádio ou televisão; são divertidos, bem dirigidos e com
mensagens que atingem ao ouvinte, leitor ou telespectador de maneira tão direta
que os elegemos como nossos preferidos.
O cinema foi alvo de um Hortifruti,
que passou meses usando filmes, como: “O Quiabo Veste Prada”, “A Hortaliça
Rebelde” , “Couve-flor e seus Dois Maridos”, “Berinjela Indiscreta” e tantos
outros legumes, frutas e hortaliças que mexiam em nossa memória, fazendo-nos
ter lembranças de filmes que nos encantaram.
O autor dos out.doors brincou com o
imaginário do público, usando uma linguagem implícita para chegarmos ao
explícito, comprando o produto no mercado anunciante.
São tantos comerciais, anúncios e reclames
bons e de épocas diferentes que podemos organizar a história através deles.
Quem usou o bonde como meio de
transporte não esquece: “ilustre
passageiro, o belo tipo faceiro, que usava o Rum Cresotado”, a Antisardina, o
Regulador Xavier e tantos outros que distraiam os passageiros durante a viagem
“Bonita camisa Fernandinho” marcou
época, como o sabonete Eucalol e o creme dental Kolynos. A Vasp e a Varig, nos ajudaram a voar pelo Brasil, através de
seus comerciais. E quem queria abastecer o carro tinha que optar entre a concha
e o tigre. Quando o frio batia em nossa porta, as Casas Pernambucanas estavam
protegendo-nos, não deixando o frio entrar. Os pais não conseguiam esquecer a
Caloi, ela estava em todos os espaços da casa e quando a campanhia tocava só
podia ser uma revendedora da Avon.
E assim, os anos passam e os
comerciais se eternizam, graças ao talento de gente capaz de inovar e criar frases, jingles e imagens que se fixam em
nossa memória.
Atualmente o riso está ajudando a uma
empresa de vendas através de comerciais bem humorados que divertem quem os
assiste. Após a cômoda do quarto do casal, a bicicleta, o carrinho de bebê, a
bateria e do som estamos nos divertindo com uma antiga “cristaleira” de um
jovem casal. Rogéria, famoso ator travesti, está nos alegrando com o “libera a
moita capivara”.
O anunciante deve estar fazendo bons
negócios!
Edison Borba
Nenhum comentário:
Postar um comentário