sábado, 7 de novembro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL CEARÁ - INHAÚMA - RIO DE JANEIRO

Nos anos cinquenta, a Escola Municipal Ceará, situada na rua Dona Emília, no bairro de Inhaúma, Rio de Janeiro, recebia os alunos da Escola Municipal Barão de Macaúbas, para eles cursarem a 3ª, 4ª e 5ª séries ou Admissão. As duas escolas trabalhavam de forma complementar.
Eu, meus irmãos e amigos fizemos esta trajetória, e na Escola Ceará, tivemos orgulho  de estudar com professoras como Dona Ruth Costa, Malaque Taham Abdo, Celina, Joci Lira Lima entre outras excelentes mestras.
Além de lecionarem, elas orientavam as famílias para que seus filhos fossem cursar o ginásio, o que acontecia em outro bairro, distante de Inhaúma.
Minha irmã Neyde e algumas de suas colegas foram aprovadas no concurso para estudar no Instituto de Educação.
Meu irmão e alguns colegas foram aprovados para o Colégio Militar.
Outros colegas  foram para o Pedro II e muitas escolas estaduais, cujos concursos eram bem difíceis.
 
 
Antiga fachada da Escola Municipal Ceará - Inhaúma - Rio de Janeiro.

Os alunos desciam a escada, vista na foto,  caminhavam em fila, orientados por suas professoras, por um vasto terreno até o portão de saída. Este terreno era de barro e cortado por um riacho, sobre o qual havia uma pequena ponte de madeira. Quando chovia, havia muito barro, que aderia à sola dos sapatos dos alunos.
Durante todos os anos que estudei na Escola Ceará, nunca aconteceu nenhum acidente com os alunos, graças aos cuidados das atenciosas mestras.

Escolas da rede pública do Rio de Janeiro, eram referencial de ensino de qualidade!

Edison Borba

Um comentário:

  1. Essa Escola e Otima Sou UM EX-ALUNO Queria Saber Se Tem VAGA Para Professor De Portugues ? Sou Formado !!

    ResponderExcluir