Oprocesso educativo acontece a partir de desafios. Desde as primeiras atividades
escolares, os desafios são propostos, cuidando-se para que estejam
adequadosà faixa etária de cada criança
e também outros fatores, que irão permitir que o mesmo seja vencido
satisfatoriamente. Propor algo acima das possibilidades de quem foi desafiado,
é impedirbons resultados. Nas empresas,
a situação para todos os trabalhadores, dos mais aos menos graduados,
diariamente há desafios a serem vencidos. Esse processo de suplantar
barreiras,é uma base para o
aparecimento de ideias novas, criatividade e inovações. Porém, a monotonia e a
rotina exageradas podem ser um grave perigo para as escolas e empresas. Quando
tudo acontece da mesma forma, dia após dia, o desafio parece não existir. As
respostas já estão prontas e as fichasnos arquivos possuem os resultados, portanto nada mais precisa ser
pensado, renovado ou criado. Estagnação! Mesmo possuindo os meios mais modernos
e tecnologia avançada, o processo se repete numa constante, onde o quadro se
mantém com a mesma cor, podendo até ir se descolorindo, isto é, a desmotivação
impregna-se no ambiente onde tudo se repete dia a dia. Quando esta situação
começa a ser percebida nos locais de aprendizagem, como as escolas e as
empresas,é hora de alguém propor
desafios, que possam “sacudir” os neurônios e fazê-los pensar em algo novo ou
renovador. Portanto, ajudar a pensar, sugerindo que todos criemalgo diferente é muito saudável para o
processo de aprendizagem. As diversas
turmas escolares e os diversos setores empresariais precisam aprender a espantar
as moscas do balcão. E por falar em balcão: que novos caminhos podemos pensar para
áreas como: vestiário, alimentação,
locomoção, limpeza, saúde, higiene, transporte, energia, ecologia, comunicação,
turismo,segurança entre outras? Isto é
um desafio da Equipe do PINCE!Edison Borba
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