sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UMA GRANDE FESTA

Dia 01 de dezembro, Rio de Janeiro, um dia de festa! Jovens estudantes se reuniram alegremente para mostrarem seus projetos. Durante um ano inteiro, essa “garotada”, orientada por seus professores, trabalharam, estudaram e se dedicaram incansavelmente para realizarem seus sonhos! 
Finalmente é chegada a hora. Como aves que saem de seus ninhos, esses jovens maravilhosos, voaram pelos céus levando na bagagem, além dos materiais de suas pesquisas, as suas crenças e convicções que ser feliz é possível!
Ah! Quanta alegria! Quanto barulho! Quantas vozes misturadas, cada uma delas tentando apresentar da melhor forma possível, como foi estudar; trabalhar e compartilhar com seus companheiros suas invenções, suas criatividades, suas idéias e criações.
Dentro de toda essa maravilhosa “parafernália” podíamos observar alguns olhares atentos vindo de rostos preocupados e cuidadosos. Pessoas discretas e sensíveis, sempre rondando e marcando o seu território como fazem os provedores em relação à sua prole. Os mestres! Os professores! Os cuidadores! Os parceiros!
Que lindo quadro poderia ser pintado! Renoir, Debret, Matisse e todos os grandes da pintura, retratariam com seus pincéis mágicos esse momento único, onde criador e criatura envolvidos pelas mesmas emoções, se contagiavam pelo amor nascido nas salas de aula.
Meu professor! Meus alunos! Nossos sonhos! Nossas vidas!
Um não existe sem o outro, sobrevivem através de uma simbiose perfeita!
Nesta 4ª feira de dezembro essa relação pode ser observada pelos olhos daqueles que amam e acreditam na educação como o processo que humaniza e transforma. Os mais sensíveis puderam perceber na pele, a onda de amor e carinho que emanava de cada participante interligando todos num só grupo, não havendo mais esse ou aquele colégio, mas jovens sonhadores e seus mestres dedicados. Que lindo dia! Que maravilhoso 01 de dezembro!
Queridos amigos, por tudo isso, por todo esse amor que nos envolveu e nos levou a trabalhar e a produzir mais do que projetos; conduziu-nos pelos caminhos da amizade é que parabenizamos  os que participaram desse grande acontecimento.
Com medalhas e ou sem medalhas somos todos vencedores! Nossos sonhos valem ouro! Nossa fé não pode ser abalada! Nosso compromisso com a educação é constante! Quem tem alma de educador sabe do compromisso que tem com o sorriso de cada aluno! Com sonho de cada jovem!
Mais um ano se aproxima e com ele renovamos planejamentos, aulas, programas pedagógicos, material didático, agendas e também os nossos sonhos!
Mais projetos, mais pesquisas, mais perguntas, mais alunos, mais explicações, mais VIDA!
Obrigado a todos os que acreditaram e continuam, acreditando no Programa Inovar Para Crescer nas Escolas.
Obrigado a todos que não perdem as esperanças!
Obrigado aos que possuem a “mania” de sonhar!
Sinceramente muito obrigado pelo prazer em conhecer esses “loucos” por educação que formam a grande família PINCE!

Cordialmente Edison Borba - Professor.
Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2010.
         

Um comentário:

  1. Esse texto foi escrito em homenagem a todos os que colaboraram para que a 4ª Exposição do PINCE se realizasse. Em especial, os professores que prepararam seus alunos e lá estiveram com a sua força e sabedoria. Muito obrigado! Edison Borba - Professor / Coordenador Pedagógico do Programa Inovar Para Crescer nas Escolas.

    ResponderExcluir