terça-feira, 15 de março de 2011

REFLEXÕES

Apesar de todo o avanço tecnológico, os “antigos” arquivos em papel continuam sendo muito importantes na manutenção da nossa memória. Não fosse isso uma grande verdade, as BIBLIOTECAS, deveriam ser desativadas e os LIVROS queimados. Sei que essa afirmação é um exagero, mas todo final de ano, ficamos horas e horas a procurar papéis e documentos acumulados em 365 dias.Quem já não teve o dissabor de ter o seu arquivo eletrônico perdido por um simples apertar de botão? Tenho uma grande dúvida: será que todo o material arquivado; na memória dos computadores, sobrevirão tanto quanto os pergaminhos? Portanto, amigos, deixemos  de lado esse orgulho e essa fantasia de que não temos mais necessidade do papel. Vejam os trabalhos escolares, as provas, os projetos e as teses de Mestrado e Doutorado.
Imaginemos o nosso País, imenso como um continente, sem a TV e  a Internet. Realmente esses dois veículos ajudam a manter a nossa comunicação territorial em dia. Imaginemos o nosso Mundo sem o avanço tecnológico das vias de comunicação.
Mas ... não podemos esquecer a população confinada nas mais distantes terras. No trabalhador do campo, nos pescadores, nos boiadeiros, nos analfabetos entre tantos outros cidadãos que tem no rádio “de pilha” o seu único e fiel companheiro. Ou será que nós acreditamos que em todos os cantos do mundo existe luz elétrica? E que todos os brasileiros, possuem  “lep-top” comprado nas casas Bahia?
Quando surgiram as TVs pensamos no fim dos cinemas. E com os pequenos aparelhos eletrônicos, os rádios já deveriam estar enterrados. Mas um pequeno rádio de pilha faz a diferença na vida de muitas pessoas.
 Haverá sempre  espaço para os livros que nos fazem sonhar e viajar pelos mais incríveis sonhos, e para as  mensagens escritas a mão, colocadas em envelopes, presos a  ramos de flores, com a mensagem “TE AMO”!
Assim é a história!
Edison Borba
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário