quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CHUVA / TRAGÉDIA / VERGONHA

Após um ano de uma tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro matando quase mil pessoas, o estado volta a se preocupar com as chuvas e as possíveis tragédias.
O que se viu nessa semana foram pessoas correndo, deslizamentos de terras, vítimas, choros, isto é, uma tragédia esperada.
Junto com as chuvas e a tragédia temos que suportar a vergonha. Enquanto o Japão se recuperou rapidamente das tragédias que assolaram o país e os Estados Unidos já voltou à normalidade, alguns dias após ter algumas cidades atingidas por uma tragédia ecológica, o Brasil não consegue limpar as ruas onde ainda existem restos dos desabamentos de 2011.
Quando dos problemas ocorridos ano passado, o povo, ao ser chamado a ajudar, enviou milhares de donativos, entre roupas, calçados, eletro domésticos, móveis, remédios entre outros produtos, que lamentavelmente em grande parte se perdeu ou foi desviado da sua real finalidade.
O governo federal informa que liberou milhões de reais que sumiram em algumas prefeituras. Após denúncias e algum barulho na imprensa, tudo voltou ao “NORMAL”.
É inacreditável imaginar que um povo com tantas qualidades, seja tão passivo e permissivo, quanto, ao que vive no Brasil.
Eu também estou me incluindo no grupo. Vejo-me aqui sentado diante do computador, ou ouvindo pelo rádio, lendo nos jornais e vendo pela televisão as tragédias, as lágrimas, as destruições e apesar de me revoltar não sei como agir.
Apesar de estarmos acompanhando o julgamento dos envolvidos na quadrilha “mensalão”, algo inédito na república das bananas, ainda estamos longe de atingirmos o nível de um comportamento politicamente ético.
As chuvas de verão já estão chegando e às tragédias já estão acontecendo. Tudo é previsível, como a seca da região nordeste, o crescimento das cracolândias, a eleição de corruptos (escondidos pela ficha quase limpa) e o enriquecimento de uma centena de brasileiros que vivem das tragédias anunciadas.
O que fazer com as chuvas, as tragédias e a vergonha?
Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário