segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CONTRASTES BRASILEIROS

Brasil, um país de contrastes. Terra privilegiada por belas paisagens, riquezas na fauna e na flora, possui um solo capaz de gerar ouro e mel.
Com dimensões continentais, é estudado como aquele que detém o possível manancial aquífero, que poderá ser a salvação da humanidade nos próximos milênios.
Além de todas essas maravilhas, esse pedaço de paraíso, não sofre com a presença de vulcões, maremotos, abalos sísmicos ou outras grandes ações ecológicas, temidas por todos.
De norte a sul, de leste a oeste, o mesmo idioma é falado. As diferenças regionais tornam a comunicação entre os diversos brasileiros, inusitada, engraçada e riquíssima na diversidade de palavras.
Capaz de receber imigrantes dos mais variados pontos do mundo,  a miscigenação fez do Brasil, um país,  variável quanto aos tipos humanos. Peles multicoloridas, como um quadro de grande pintor, variando entre o negro, índio, caboclo, branco, amarelo entre outras cores exibidas nos rostos da população.
Os contrastes ecológicos são tão incríveis, que as quatro estações acontecem ao mesmo tempo. Pode-se conviver com neve no sul, chuvas no norte, intenso calor na região central além de flores, frutas, hortaliças e grãos em qualquer época.
Porém, esses contrastes, não são observados apenas quanto às riquezas geográficas e ecológicas. Infelizmente também se observa tristes diferenças sociais. A distribuição de renda é uma das mais injustas, quando se compara com outras sociedades. Os atendimentos educacionais e os referentes à saúde são assustadores.
A natureza seguindo o seu ciclo, afasta as chuvas da região nordeste, privilegiando outras áreas. Essa situação ecologicamente  previsível, há anos vem sendo usada para o enriquecimento de alguns e detrimento da pobreza de outros.
O mesmo se observa em relação à educação. Enquanto algumas regiões se beneficiam com um melhor ensino, em outras, estudar é uma prova de fogo. Prédios decadentes, professores sofridos, alunos carentes, merenda ausente. Secretários de educação, prefeitos e políticos tranquilamente desviam verbas, sem nenhum pudor e compaixão para com o povo.
Na área da saúde, milhares de brasileiros morrem diariamente por falta de atendimento adequado. Apesar da luta diária dos profissionais, a situação é de guerra. É preciso abandonar alguns para salvar outros pacientes.
Falta saneamento básico na maioria das comunidades. Distribuição de água potável é um grande problema, além de outros serviços, comuns para a sobrevivência digna de um povo.
Brasil, um país de belos contrastes ecológicos, geográficos e sociais.
Brasil, uma terra de divergências éticas e morais.
Brasil, uma nação maravilhosa, abençoada, porém maltratada e aviltada.
Brasil, conhecido como a Terra Prometida – o País do futuro. Quando será esse futuro?
Brasil, economicamente cruel.
Brasil, onde crianças e idosos,  não recebem tratamento adequado.
Brasil, a humanidade tem esperanças que um dia, você acordará e sairá do berço esplêndido, onde dormes há séculos. E quando isso acontecer, justiça será feita e os maus serão punidos.
Mudanças já começam a brotar, como sementes boas em solo fértil. Plantamos uma frondosa árvore, um exemplar de madeira forte como o ébano, capaz de não se dobrar sob as piores tempestades: Joaquim Barbosa inicia uma boa e nova safra, nesse tão complicado País de contrastes.
Edison Borba
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário