terça-feira, 20 de agosto de 2013

O POVO UNIDO ...

          Na década de sessenta, em plena ditadura militar, as vozes se uniram nas ruas usando como palavra de ordem: “o povo unido jamais será vencido!”
O tempo passou, a ditadura acabou e  o grito de ordem se calou. Com o retorno do processo democrático, a reconquista do processo eleitoral, imaginava-se que essa frase ficasse apenas nos livros de história como uma referência a um tempo que marcou de forma triste, a vida dos brasileiros. Porém, o sonho não foi tão lindo como o imaginado. Presidentes eleitos, empossados, aplaudidos e exonerados, foram desfilando diante dos olhos do povo. O reatamento com a tão sonhada democracia fez com que o poder nas mãos de alguns homens se transformasse numa terrível arma.
Lamentavelmente, passados os momentos de euforia, o tão sonhado governo do povo, para o povo e pelo povo, foi se tornando uma nova ditadura. Apenas as formas e os locais de tortura mudaram o padecimento dos brasileiros já não acontece nos quartéis, mas nos hospitais, escolas, ruas, comunidades e até diante das câmeras de televisão.
Os torturadores usam ternos elegantes e não se preocupam em esconder seus rostos. Desafiam a população com discursos hipócritas e sorrisos irônicos. É  uma das piores torturas que se conhece no mundo, pois não acontece nos porões escuros dos quartéis.
Nesse momento, milhares de brasileiros, sofrem em busca de conseguirem algum tipo de atendimento nos hospitais públicos. As cenas são tipicamente de guerra: pacientes nos corredores, em macas sem higiene, alguns atendidos no chão. Partos acontecendo até em banheiros. A calamidade está por todos os estados do Brasil. O sofrimento da população que não tem  dinheiro para sustentar um plano de saúde, é extremamente grande.
Médicos e doentes são torturados aos olhos da população. Anos de corrupção e de verbas desviadas, transformaram os locais de saúde em campos de concentração. Os mortos catalogados em números estatísticos, que são manipulados, como nos tempos da ditadura militar. Infelizmente, a tão sonhada democracia, não aconteceu como se esperava. Em alguns pontos ela até existe (em outros tempos eu não estaria escrevendo esse texto), porém o descaso, e a falta de honestidade, dos atuais governantes é assustadoramente cruel, eles jogam sujo, enganam, subornam, desviam, riem, rapinam, debocham sem pudor e nem piedade. Assustador é saber que seus descendentes (filhos, netos, sobrinhos) estão sendo preparados para dar continuidade às corrupções de seus pais, avôs e tios. Alguns já estão colocando em prática o que aprenderam, e ocupam estados, municípios e cidades e usando de novas e modernas táticas de tortura contra a população.
“O povo unido jamais será vencido!” voltou.
Há uma força jovem, que também herdou de seus ancestrais o desejo de ir à luta, sair às ruas e buscar justiça. Nossos hospitais públicos são os maiores símbolos do sofrimento do povo. As imagens mostradas diariamente pelos veículos de comunicação estão sendo um dos muitos motivos de união e de voltarmos a afirmar, que: “O povo unido jamais será vencido!”
Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário