quinta-feira, 22 de agosto de 2013

REFLEXÕES DE UM EDUCADOR

         Durante anos atuando como educador, algumas reflexões foram feitas em salas de aula, em reuniões acadêmicas ou encontros de pais e responsáveis. Outras aconteceram em momentos de solidão, quando  imerso em meus pensamentos, analisava  o meu ofício de ensinar. Muitas reflexões  se perderam com no tempo. No ano de 2010, em uma entrevista, alguns dos meus pensamentos foram registrados. São eles, que estou dividindo com  meus amigos, os leitores.
 Edison Borba
>”O ambiente escolar deve ser propício para que professores e alunos tenham a liberdade de pensar, criar e avaliar as atividades diárias. Não são as leis e as ordens que farão acontecer as interrelações disciplinares, mas o clima democrático que se estabelecer nas Unidades de Ensino”.
>“Cada vez mais a família e o mercado precisam de pessoas com senso de observação, criatividade, curiosidade e com disposição para mudanças”.
 >”É triste sabermos que um país das dimensões do Brasil e tão rico ecológica e geograficamente, não consiga perceber, que para ser respeitado pelo mundo como Nação, precisa cuidar melhor dos profissionais da educação, das suas crianças e jovens”.
> “Não se constrói espírito empreendedor, na idade adulta. Essa ação é inata nos indivíduos. Porém cabe ao processo educativo fazê-la aflorar ou não. Cada sala de aula deve oferecer desafios capazes de fazer com que essa atitude inata possa se desenvolver”.
>”Não podemos continuar com um ensino alienado das questões socioambientais”.
>”Nossos alunos precisam entender que todos os conteúdos escolares estão interrelacionados, e que eles são importantes para a abertura de oportunidades no mundo moderno”
>”Distribuir computadores e outros aparelhos não resolve o problema educacional brasileiro. É preciso capacitar os professores, criando espaço para que eles possam se atualizar constantemente, desenvolvendo novas metodologias educacionais. Para que isso aconteça, as relações entre docentes, gestores e secretários de educação tem que ser harmoniosa e que haja diálogo entre todos os interessados no processo educacional”.
>”O que acontece dentro das escolas não pode ser alienado ao nosso cotidiano. Necessitamos transformar nossos jovens em cidadão capazes de serem empreendedores das suas próprias vidas”.
>”Estamos vivendo uma crise na educação informal (familiar e social) que está se refletindo nas salas de aula”.
>”Atualmente temos grandes dificuldades para fazermos com que as sociedades reduzam a quantidade de lixo produzido diariamente. Temos dificuldades também no que se refere as leis e a sua aplicabilidade. Como educar crianças e jovens, diante dos maus exemplos recebidos constantemente?”
>”As escolas refletem a sociedade nas quais elas estão inseridas. Portanto, trabalhar com educação no Brasil,  é muito difícil”.
>”As questões educacionais não são resolvidas apenas com a criação de leis e regras. Não basta criar disciplinas, estabelecer conteúdos e ordenar aos professores que as sigam. É necessário que mudemos a essência comportamental humana. Isso leva muito tempo!”
>”Infelizmente, no Brasil, o processo educacional não é levado a sério pelas autoridades que dirigem o País. Os professores, estão quase sempre sofrendo pressões e tratados como inimigos do poder”.
>”Pobre da nação que não investe no processo educacional do seu povo”.
Edison Borba – Professor / Educador / Coordenador Pedagógico do PINCE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário