quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BRASIL AUSENTE!

Atenção senhores governadores, prefeitos e secretários para a chamada. Vamos começar a nossa aula sobre “Aspectos da Educação Brasileira”. Responda SIM, os que estiverem interessados no tema deste encontro:
ACRE (ausente); ALAGOAS (ausente);  AMAPÁ (ausente); AMAZONAS (ausente); BAHIA (ausente); BRASÍLIA  (ausente); CEARÁ (ausente); DISTRITO FEERAL (ausente); ESPÍRITO SANTO (ausente);  GOIÁS (ausente); MARANHÃO (ausente); MINAS GERAIS (ausente); MATO GROSSO (ausente); MATO GROSSO DO SUL (ausente); PARAÍBA (ausente); PARÁ (ausente); PERNAMBUCO (ausente); PARANÁ (ausente); PIAUI (ausente); RIO GRANDE DO SUL (ausente); RIO GRANDE DO NORTE (ausente); RIO DE JANEIRO (ausente); SANTA CATARINA (ausente); SERGIPE (ausente); TOCANTINS (ausente).
Lamentavelmente, a turma toda está ausente, ignorando tudo o que se refere à educação. Não demonstram nenhum interesse pelo assunto, nem pelos professores e alunos. Os prédios, chamados de escola, a maioria está em péssimo estado de conservação. A turma de faltosos não faz o trabalho de casa, não estudam e vivem gazeteando as aulas. O que eles querem é aproveitar a hora do recreio, para comerem a merenda dos estudantes, o que fazem com grande prazer.
Até quando vamos continuar a assistir de camarote a morte da inteligência brasileira. Morrem sonhos, ideias e ideais, quando falta educação de qualidade. O descaso com o nosso sistema de ensino,  é notável. O desvio das verbas é constante e se repete em muitos municípios, como também se repetem os  políticos, e a descendência dos que estão no poder. São gerações e gerações, filhos, netos além de outros graus de parentesco garantindo a manutenção do feudo brasileiro. Seus descendentes estão matriculados em escolas privadas ou estudam no exterior, sendo preparados,  para dar continuidade a tudo o que seus pais e avós fazem, isto é, nada a favor do povo trabalhador.Uma nova geração de malandros já começa a surgir nas eleições. Enquanto isso, muitos  brasileirinhos são obrigados a caminhar horas para chegar às escolas. Caminhos de lama e sofrimento que também são percorridos pelos professores. Veículos públicos escolares, quando existem, colocam em risco a segurança dos alunos, que chegam para as aulas cansados,  com pouca energia para o aprendizado.
O Brasil ausente tenta cobrir o sol com a peneira, quando inauguram escolas  maquiadas, geralmente em cidades prósperas e com bom retorno de votos. Doam alguns computadores e alardeiam que estamos vivendo imersos no mundo  “internético”. Grande mentira, estamos atrasados, muito atrasados, quanto ao nosso processo de ensino e de aprendizagem. Não é por falta de inteligências e nem de boa vontade dos educadores, a maior causa do nosso atraso está diretamente ligado à falta de responsabilidade de um sem número de governadores, prefeitos e secretários de educação, além de outros que formam uma grande máfia, que sucateiam os cofres públicos.
É lamentável! É triste! É de se chegar às lágrimas! Sem medo de estar exagerando: o quadro educacional do Brasil é um dos piores do mundo. Quem estiver duvidando, consulte dados principalmente dos municípios de interior brasileiro. Lembrando,  que o Brasil não é só capital e litoral. É preciso pensar num país de dimensões continentais, com uma enorme diversificação cultural, onde muitos municípios ficam tão  isolados, que suas prefeituras, criam leis, e agem sem que ninguém consiga intervir nos desmandos de vereadores e prefeitos.
Para os alunos faltosos na aula sobre a situação educacional brasileira, nota ZERO!
Para refletir:
Enquanto escrevia esse texto um menino de sete anos, aluno de uma escola municipal de Apodi, no Rio Grande do Norte, era atropelado por um caminhão “pau de arara”, usado para transportar alunos da região.
A secretária de Educação local afirmou: “Esses carros só são usados no transporte da zona rural onde os ônibus não têm acesso. É muito difícil conseguir ônibus para trabalhar nessas regiões”.
Lamentável!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário