quarta-feira, 31 de julho de 2013

A ARTE DE EDUCAR

          Educar é uma arte que nunca se completa, estamos sempre em constante busca de uma nova fórmula, metodologia ou método, que seja mais adequado para um determinado grupo numa determinada época.
Desde que o homem surgiu no planeta terra, os seus instintos tiveram que ser controlados, a partir do desenvolvimento de um incrível sistema nervoso  contido em grande parte no cérebro.
            O interessante nesta história, é que o próprio homem teve que criar regras para conter a sua maneira animalesca de ser, “ser humano”.
            Até hoje, a arte de educar se renova a cada dia. A sociedade está constantemente buscando novas formas de possibilitar à espécie humana, desenvolver cada vez mais os seus potenciais. Muitos filósofos e educadores surgiram pelo mundo, cada um contribuindo com o seu saber, buscando sempre a melhoria do homem.
            Nas diversas épocas da nossa história, podemos destacar nomes importantes no mundo da educação. No Brasil, especialmente, temos pesquisadores, filósofos e educadores de grande importância, como: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Lourenço Filho e Paulo Freire entre outros.
            A intrigante arte de educar desafia a todos os cidadãos, que buscam a melhoria para o nosso planeta. Diversas metodologias são criadas, sistemas de ensino renovados, regras incluídas e excluídas, em função do tempo e necessidades sociais.
            Atualmente, não podemos imaginar um processo educacional, que não premie a liberdade do ensinar e do aprender, através da utilização de metodologias voltadas para uma sociedade participativa e produtiva.
            Os diferentes princípios educacionais, não podem mais se afastar da linha que conduz nossos estudantes para a construção e manutenção do planeta. É preciso termos escolas conscientes da formação de cidadãos capazes de gerir suas vidas, serem criativos e capazes de renovar ou inovar, numa perspectiva solidária, buscando cada vez mais, melhorar as condições da sobrevivência humana.
            Um excelente caminho para a prática dessa proposta é a metodologia da construção de projetos. Quando um professor conduz seu alunado para esse tipo de tarefa, ele está indo muito além do aprendizado de um determinado conteúdo. Esta proposta abre um leque de possibilidades para o educando, como: ter ideias novas e até aparentemente “extravagantes”, pensar sobre a sua execução e importância para a sociedade. Trabalhar em grupo, dividir tarefas, saber ouvir, aprender a liderar ou a ceder, analisar estratégias,   custo e benefício e as possibilidades de reaproveitamento de materiais  desenvolvendo o senso de observação e participação social.
Quando um grupo de alunos, sejam eles do ensino infantil ou universitário, se reúne para a construção de um projeto, pode ser o momento do nascimento de uma proposta inovadora, da qual poderá surgir um produto, que poderá revolucionar a vida de uma comunidade, não só através de um objeto material, mas de um novo  comportamento social. 
            Educar é arte, educar é desafio, educar é  prazer. Por tudo isso, que a Equipe PINCE, trabalha há sete anos, apoiada por parceiros como o SEBRAE, estimulando estudantes a desenvolverem suas ideias, transformá-las em projetos e apresentá-las na Exposição / PINCE.
            Ideias não podem ficar guardadas em gavetas, é preciso torná-las públicas e compartilhá-las com a sociedade.
Atenção Unidades de Ensino, professores e alunos, inscrevam seus projetos no PRÊMIO PINCE / 2013.
O mundo precisa dos jovens, das suas propostas e projetos!
Aguardamos vocês!
Edison Borba
 

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