sábado, 27 de julho de 2013

BEATRIZ SEGALL – a eterna Odete Roitman

           Lamentavelmente, a grande atriz brasileira Beatriz Segall, foi vítima de um acidente, causado pela péssima conservação das calçadas do Rio de Janeiro. Foi preciso que uma das maiores damas da dramaturgia nacional, tivesse a sua integridade física atingida, para que uma situação bastante séria ganhasse as primeiras páginas dos noticiários. A população espera que esse triste acidente, possa servir para que iniciemos uma campanha para a melhoria da nossa cidade. Esperamos que esse acidente que atingiu a talentosa Beatriz Segall,  possa sensibilizar as autoridades, no sentido de cuidarem melhor da cidade maravilhosa.
Entre tantos trabalhos no cinema, teatro e televisão, Beatriz  se tornou uma das maiores atrizes em telenovelas, vivendo o papel da inesquecível Odete Roitman, em “Vale Tudo”. Guardamos na lembrança uma das mais emocionantes cenas, na qual Beatriz contracena com outra grande mulher do teatro: Renata Sorrah.
No encontro de mãe e filha, Odete e Heleninha,  acontece uma das mais incríveis cenas de telenovela, chamada de “a última conversa”
Filha alcoólatra e mãe poderosa travam um duelo inesquecível. Duas grandes atrizes num confronto de titãs nos emocionam no último diálogo, antes do Brasil parar diante da grande questão: - quem matou Odete Roitman?
Um dos grandes momentos da televisão brasileira; podem ser relembrados nesta cena, entre mãe e filha. As duas atrizes explodem em pura emoção. Seus rostos cobertos por lágrimas se contraem revelando  quanto o trabalho de representar pode ser divino. Um mergulho na alma humana. Segredos guardados por longos anos brotam num diálogo doloroso e amargo.
A filha alcoólatra lembra a rica infância em que as grandes festas e lindos presentes não foram suficientes para substituir os carinhos e afagos nunca recebidos. Fala do seu orgulho em ter uma mãe  bonita e inteligente e da sua vontade de ser igual a ela. Chora com a dor de ser considerada um erro,  feia e torta. Uma vergonha para a mãe. A dor é tão forte, tão profunda que nos atinge como se fôssemos os algozes.
O clima de tensão aumenta, quando Heleninha revela a culpa de um assassinato que não cometera. Não há como ficar indiferente a esse encontro.
Beatriz Segall, como Odete Roitman, tem seu rosto ocupando toda a tela. Não haveria necessidade de texto, que neste caso surge como complemento, bastaria manter aquela face torturada para a emoção se apossar de todos os seus admiradores. Pressionada pela filha, que implora por respostas, sua voz rascante como vinho, tenta explicar o impossível: -“tudo o que fiz foi por amor”- “para defender a família infeliz que o destino me deu” – “eu sou o pilar dos Roitman”.
Esse encontro antológico,  encerra-se com a observação de Heleninha: -“ eu não me pareço com você mãezinha querida!”
Vale à pena relembrar e conferir no “you tube” e perder o fôlego nas emoções desse incrível encontro entre Beatriz Segall e Renata Sorrah.
Voltando à vida real, esperamos que as autoridades, cuidem melhor da  nossa cidade, reconstruindo as calçadas, por onde transitam os que através do pagamento de impostos contribuem para a melhoria da nossa querida cidade, Rio de Janeiro.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário