domingo, 28 de julho de 2013

EVANGELIZAR

        É comum imaginarmos que evangelizadores são pessoas ligadas a religiões, usando roupas diferenciadas e portando livros contendo palavras específicas, não comuns ao nosso dia-a-dia. Mas, o que na verdade significa evangelizar?  Seria apenas apregoar uma ideia ou doutrina? Seria uma atitude a ser cumprida somente por alguns homens e mulheres previamente escolhidos para tal atitude?
Se nos prendermos a essas questões, tornaremos o ato de evangelizar, muito pequeno e muito pobre. Evangelizar é muito mais do que realizar ações endêmicas, isto é, localizadas em determinadas áreas que julgamos necessitar de ser modificadas, por se encontrarem afastadas das palavras e atitudes humanizadas. Agindo assim, estamos esquecendo   nossa casa, lar e família, das nossas oficinas e escritórios, dos nossos edifícios e bairros, das nossas comunidades e cidades.
Reunir a família em torno da mesa para as refeições, cumprimentar e acolher os vizinhos, respeitar os companheiros de trabalho, colaborar para que nossos bairros, comunidades e cidades se tornem lugares com mais harmonia e amor, é também estar evangelizando.
Abraçar filhos, parentes, amigos, vizinhos e até um estranho é também uma forma de evangelizar.
Dividir o pão, ser generoso para com o semelhante é estar demonstrando ser um evangelizador.
Saber controlar nossos instintos, quando somos impulsionados a consumir mais do que podemos, invejar aquilo que não é nosso,  ofender com palavras e atos,  orar para que a cada dia sejamos melhores do que fomos ontem, é também uma forma de evangelizar.
Não criticar, não ter preconceitos, não julgar, mas acolher, alimentar e apaziguar é evangelizar.
Jesus, evangelizou  não só pelas palavras, mas também através de atitudes. Não basta ler textos religiosos ou orar em templos, é preciso dar exemplos.
Gentileza gera gentileza é uma grande atitude evangelizadora.
Cuidar do meio ambiente, proteger os animais e plantas é evangelizar.
Respeitar cada cidadão, independente de sua classe social, é dar exemplo de evangelização.
Quebrar barreiras e fronteiras, sem medo de ser bom e honesto, ser um exemplo das atitudes de Cristo, é ser um evangelizador.
Crianças, jovens, adultos e idosos, vivendo em harmonia e respeito é uma forma de evangelizar.
Levar a palavra de Jesus, através do diálogo,  apaziguar o nosso coração e o dos nossos irmãos, indistintamente e sem violência, é evangelizar.
E por último, é preciso que cada um busque a sua própria evangelização. Mudar e transformar a própria vida buscando trilhar caminhos do bem, da verdade, da ética, do respeito é o primeiro e maior de ato de evangelização.
A visita do Papa Francisco ao Brasil pode ter sido um grande passo para que cada um, independente de suas crenças, classes sociais e idades possam repensar a própria vida.
Que haja uma grande transformação em nossos corações, só assim, teremos um mundo mais justo para com todos os seus habitantes.
Sejamos todos evangelizadores!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário