quarta-feira, 17 de julho de 2013

ABRINDO FRONTEIRAS

         Em 2007, quando o Programa Inovar Para Crescer nas Escolas (PINCE), iniciou as suas atividades, estimular a inclusão de questões relativas à educação financeira,  empreendedorismo e inovação ainda  era uma novidade nas grades curriculares.
Desde a sua criação o PINCE, abrindo fronteiras,  programou uma série de Oficinas Pedagógicas entre outras atividades, abordando temas relacionados ao empreendedorismo, inovação e educação financeira estimulando, professores, alunos e todos os interessados em educação a incluírem esses assuntos, em suas práticas pedagógicas.    
Até hoje, ano de 2013, diversas palestras, oficinas e debates são desenvolvidos pela Equipe PINCE e especialistas nestas questões e, no final de cada ano é realizada uma Exposição de projetos, construídos por alunos que participam do Prêmio PINCE.
Nesse tempo de funcionamento do Programa Inovar, centenas de professores, alunos e escolas colocaram em prática seus sonhos, construindo projetos com ideias novas e revolucionárias, para diversas situações sociais e ecológicas.
Atualmente, algumas escolas já incluem em suas grades curriculares a disciplina “Empreendedorismo”, e  a “Educação Financeira” também já está sendo muito usada nas discussões acadêmicas. Essa  proposta pedagógica, defendida pelo PINCE, desde 2007, aos poucos começa a se tornar realidade educacional.
Outra questão, também apresentada nas atividades do PINCE, está relacionada ao consumo consciente  a preservação e conservação ambiental, o que tem provocado nos estudantes o interesse em produzir projetos focando estes temas.
Acreditamos que desde 2007, o Programa Inovar, vem colaborando para a divulgação de uma metodologia pedagógica, de grande importância para o nosso processo educativo. São sete anos consecutivos de  oficinas, reuniões,  visitas a Unidades de Ensino e organizando  exposições, sempre evidenciando assuntos que possam ser úteis para a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.
Durante todo esse período, diversos parceiros colaboraram para que o PINCE, que é desenvolvido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), pudesse cumprir com as suas propostas. Entre os diversos  apoiadores destacamos o SEBRAE, que desde 2007 até hoje (2013), acredita na seriedade com que os objetivos do Programa Inovar, são colocados em prática.
Em novembro próximo, será realizada a sétima Exposição PINCE / 2013, com os trabalhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio.
Convidamos  estudantes a reunirem um grupo de colegas de suas escolas, convidar um professor para orientar a pesquisa, construir um projeto e participar do Prêmio / PINCE / 2013.

Informações pelos emails: edisonborba@uol.com.br / luizmaynart@uol.com.br

“FACE” – programa inovar para crescer nas escolas

Aguardamos a  participação de todos!

Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário