domingo, 7 de julho de 2013

DOR

        “A dor é minha, em mim doeu”.
A dor é sempre um sentimento único, ela é nossa e ninguém, nunca saberá a sua força. As dores do mundo são tantas, quantos são os seres humanos que habitam a terra.
Os momentos de dor são os mais íntimos que uma criatura pode ter. Dores físicas, morais ou psicológicas serão sempre um sentimento que nos revela a solidão na qual nascemos e um dia iremos morrer.
Como estabelecer a sua força?  Como calcular a sua intensidade?
Trata-se de uma sensação de desconforto e incômodo que não há como descrever. Sentir uma dor é estar imerso no mais escuro dos mundos onde ninguém poderá entrar. É um momento de solidão total.
Chorar, gritar e às vezes até rir de tanta dor é expressar algo que emerge das profundezas de nossa alma.
Uma dor física é possível de ser localizada: no dente, no maxilar, no rosto, no braço ou na mão. Porém a sua intensidade é absolutamente individual.
As dores internas são mais complexas. Queixar-se de uma dor estomacal implica numa intrincada rede de aparelhos e sistemas, e requer cautela dos especialistas para detectar exatamente qual o órgão que centraliza todo o desconforto. Mas, através de exames modernos, atualmente é possível chegar bem perto do foco e amenizar a dor.
Porém, as dores da alma, as que envolvem traição, pudor, vergonha, amor, paixão e outros sentimentos são impossíveis de serem mensuráveis. Elas se espalham por todo o corpo em ondas difíceis de serem controladas. Elas não possuem um foco determinado, não existem exames nem cirurgias que possam debelar o sofrimento. Dor de abandono é quase insuportável. Como descrever o sentimento de quem ficou sozinho, vendo o seu objeto de desejo ir embora com outra pessoa?
Chorar muitas vezes é uma forma de amenizar as dores. Deixar sair pelos olhos e escorrer lágrimas pela face, é uma forma de suavizar o problema. É como limpar as impurezas, lavar as feridas, higienizar o ferimento.
Qual o limite suportável de uma dor? Até que ponto um ser humano é capaz de aguentar essa terrível sensação?
Os carrascos, especialistas em tortura, são mestres em testar a capacidade de suportar a dor, são seres mais terríveis que a mais terrível  fera ou besta existente no mundo. Como eles reagiriam se fossem submetidos às mesmas torturas? Como deve ser  a dor de um torturador?
Dor, sentimento impossível de descrever. Dor minha dor. Dor de amor essa é tão maligna e maléfica que não existe remédio ou especialista capaz de amenizá-la. É preciso senti-la até não se poder mais aguentar. É preciso deixar que ela dilacere todo o  corpo e estraçalhe a  alma. Somente assim haverá como suportá-la e quem sabe até amortecê-la, mas curar, jamais.
Dor de amor é para sempre, é para a eternidade, uma vez sentida ficará para toda a vida e continuará após  morte.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário