sexta-feira, 19 de julho de 2013

NÃO CREIO EM BRUXAS, MAS ...

            Superstição é uma sensação humana, muito estranha. Por mais que tentemos nos livrar de acreditarmos em bruxas, duendes e fadas, esses entes vez por outra, deixam suas marcas ao redor de nós, impregnando de dúvidas as nossas, certezas.
Azar, quem não tem medo desta “coisa” que nos apavora? Passar por debaixo de escadas, cruzar com gato preto, colocar guarda-chuva deitado sobre a mesa e tantas outras crendices que nos acompanham desde a infância, como ficar livre delas?
Amuletos podem ser encontrados dentro de bolsas, bolsos, pescoços, pulsos, sobre as portas, dentro de gavetas todos com o objetivo de proteger seus donos. Figas, ferraduras, imagens, galhos de arruda, folhas de guiné, medalhas e tantos outros objetos ficam escondidos  junto ao corpo e nas casas dos que se dizem “descrentes”.
Moeda da sorte, camisa especial para assistir a um jogo de futebol, palavras para exorcizar maus presságios, salmos e orações fazem parte dessa infinidade de defesas, que usamos diariamente para a nossa proteção.
Praga se for de mãe ou de madrinha, dizem que pega! Quebrar espelho é sete anos de azar!  E os castigos, que andavam a cavalo, mas que agora estão com uma velocidade maior que a da luz. Que me rogue uma praga, aquele que não tem medo de castigo!
Pode ser coisa do acaso ou simples coincidência, mas dois casos estão chamando a atenção dos mais antenados.
Um famoso empresário brasileiro, após seu filho, atropelar e matar uma pessoa, tem tido grandes prejuízos financeiros. Seus negócios vão mal e sua vida está não anda nada bem. Será um mero acaso? Será apenas uma questão cíclica, onde ações nas bolsas de valores sobem e caem constantemente ou castigo?
Uma famosa banda do norte do Brasil, com milhares de CDs vendidos, está passando por uma crise. Dizem que o casal está com problemas particulares, diversos shows foram cancelados e a vendagem dos CDs anda em baixa. Muitos fãs abandonaram o grupo musical. Tudo isso aconteceu depois que a líder da banda, deu declarações pouco amigáveis sobre a sexualidade humana. Suas palavras pesadas e críticas preconceituosas provavelmente formaram sobre seu grupo uma nuvem ruim, como castigo pelas ofensas despejadas sobre pessoas que até curtiam a banda. Alguns  eram fãs e compravam os seus CDs.
Castigo? Acaso? Coincidência?
Colhemos o que plantamos – gentileza gera gentileza – amor com amor se paga – quem com ferro fere com ferro será  ferido, são algumas expressões que deixam claro que temos que cuidar das nossas ações para com o próximo e para com o meio ambiente e tudo que nele se encontra.
Talvez essa seja a verdadeira questão, quem planta amor colhe amor e quem planta vento colhe tempestade. As pragas o azar e tudo mais, ficam  simplificados nas palavras do maior sábio do mundo!
O que esteve nesse mundo para deixar lições simples, como:
Ame o seu próximo, ame os animais, ame a natureza e tudo que existir sobre a Terra!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário