quarta-feira, 3 de julho de 2013

BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO

            Enquanto os caminhoneiros protestam bloqueando diversas estradas pelo Brasil, outros grupos continuam se manifestando em todo o território nacional.
Uma vez um poeta versou numa linda melodia que o mar é mais perigoso quando suas águas estão tranquilas. E foi isso que aconteceu, a aparente tranquilidade do povo, foi um perigoso estágio, que aflorou e que e será muito difícil voltar à calmaria.
Durante anos, pequenos favores, migalhas de pão, esmolas e outros “agradinhos” foram sendo aparentemente aceitos pela sociedade brasileira. Porém, ninguém consegue enganar por muito tempo uma nação, e um dia o gigante adormecido acordou e tomou consciência, que algo estava errado. Um país que vende para o mundo a imagem de opulência e grandeza, e se ofereceu para sediar grandes eventos, não passa de um engodo.
Nas entranhas desta maravilhosa terra, havia chagas antigas de doenças que nunca foram curadas. Miséria, seca, analfabetismo, desemprego e tantos outros problemas que são manipulados desde a saída do Brasil da família real portuguesa. Governos e mais governos, lutas internas, torturas, discursos, promessas e as melhorias, quando aconteceram, vieram como consequência das que “aconteciam” no mundo. 
As questões internas sempre foram negligenciadas e postergadas. E assim, chegamos ao ano de 2013, arrastando problemas dos séculos passados.
Ostentando imagens coloridas, o Brasil litoral atrai turista, que nem sempre sabe da realidade do povo.  Mulheres bonitas; samba; praias de areias branquinhas, gingado das mulatas e alegria, são cartões postais vendidos, tendo o carnaval como o estilo de vida nacional.
Terra em que todos andam despidos e felizes o ano inteiro, esse é o meu Brasil brasileiro, que atrai gente de todo o mundo em busca de alegria e prazer.
Infelizmente, esse gigante adormecido, acordou e o que tudo indica, vai demorar a voltar ao seu berço esplêndido. Terra de Nosso Senhor, onde as fontes murmurantes fornecem água para matarmos a sede de justiça. Esse Brasil lindo e trigueiro, que ainda não conseguiu se livrar dos preconceitos, que continua se arrastando, pelos salões da sociedade, como os vestidos rendados das modernas “sá donas”.
Esse Brasil lindo e trigueiro está nas avenidas, ruas e praças, vestindo verde e amarelo, pedindo justiça e ética em sua política. O povo abriu as cortinas do passado e sob a merencória luz da lua grita por um país mais justo.
Brasil! Meu Brasil brasileiro, esperamos que o ano de 2013 seja um marco na sua história e que todos os que estão deitados em redes usufruindo do dinheiro do povo, possam deixar cantar um novo trovador, que virá, como um arauto, anunciar melhores dias para o povo do Brasil.

Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto

És meu Brasil brasileiro!

Edison Borba

Um comentário:

  1. Hoje dia 3 de julho, o Brasil brasileiro está na luta através da Operação Lava Jato, que abriu as cortinas da corrupção. Edison

    ResponderExcluir