segunda-feira, 15 de julho de 2013

SER HOMEM!

           Quinze de julho é o dia nacional do HOMEM,  essa mesma comemoração a nível internacional acontece no dia dezenove de novembro.
O dia do homem foi criado para chamar a atenção do gênero masculino, sobre a importância de se ter cuidados com a saúde. É voz corrente, que os  homens importam-se menos com cuidados orgânicos, do que as mulheres. Fazer exames periódicos, principalmente os que se referem aos órgãos genitais, é muito rejeitado pelos machões. Marcar consulta com algum especialista é sempre uma dificuldade  um tabu no grupo masculino.
Essa rejeição, provavelmente está relacionada com a virilidade que os machos devem apresentar para a sociedade. É possível que tudo tenha início, na infância, quando pais e adultos em geral, repetem “menino não chora”.
A crueldade com os garotos é tamanha, que esta ordem, passa a ser interpretada de diversas formas, com consequências graves para a sociedade, como:
 - não reclamar de nenhuma dor;
- evitar consultas médicas;
- problemas graves de saúde que poderiam ser evitados com exames preventivos;
- mortes prematuras;
- “engolir” as emoções, resultando em estresse emocional e danos cardíacos;
- não ter coragem de demonstrar carinho e numa extrema consequência, tornar-se insensível diante da dor dos outros. Muitos relacionamentos afetivos  perdem-se por dificuldades do companheiro em ter coragem de declarar seu amor através de pequenos gestos, sem ter vergonha e medo de duvidarem da sua masculinidade. E, quando essa situação acontece em família, as consequências são desastrosas. Pais, que se distanciam de seus filhos, sem conseguirem afagar, acarinhar e expressar o seu amor.
O medo que persegue os homens é muito maior do que se possa imaginar. Ter que diariamente provar a masculinidade. O pavor de não ser suficientemente “macho” na hora da relação e diariamente temer ser agredido pela sociedade extremamente preconceituosa.
A educação dos meninos, salvo algumas exceções, tem sido responsável por uma infinidade de doenças físicas, mentais e sociais, incluindo a agressividade que muitos “machos” têm para com as suas parceiras. Seria interessante que as famílias refletissem bem sobre esse assunto. Provavelmente hoje em muitos lares, estejam sendo preparados homens violentos, agressivos, possessivos  e futuros assassinos.
Portanto, o dia 15 de julho (Dia Nacional do Homem) e o dia 19 de novembro (Dia Internacional do Homem) são extremamente necessários, não só pelas questões relacionadas à saúde física e fisiológica, mas também para cuidar das questões psicológicas e sociais, desmistificando cada vez mais, que ser homem viril e macho, não se trata apenas de uma questão peniana.
Homem, de verdade, cuida de sua saúde, pois seu corpo é uma dádiva que deve ser bem tratada.  
Não tem vergonha de amar e demonstrar que ama.
Ser ético e capaz de manter a sua integridade moral, mesmo diante das mais “polpudas” tentações.
Não ser preconceituoso sob nenhuma questão.
Saber ouvir e ponderar. Macho não se impõe pelo grito, pela força e nem pelo número de “caças” abatidas. Essas atitudes são pré-históricas.
Ser homem é ser um bom cidadão, companheiro, amigo sem perder a sensibilidade e afetividade para com os seus semelhantes.
Ser capaz de respeitar a natureza e tudo que nela habita.
Ser um homem de verdade não precisa de comprovações diárias, basta apenas SER!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário