domingo, 25 de agosto de 2013

PARANOIAS “NOVELÍSTICAS”

           As telenovelas têm sido  veículo de demonstração de algumas paranoias humanas. É frequente, assistirmos em diferentes emissoras e nos diversos folhetins, situações interessantes, esdrúxulas e inusitadas, como: “eu quero ter um filho”, “eu quero você”, “eu quero ficar rico”, “eu quero vingança”, “quero deixar de ser virgem” entre outros “mórbidos” desejos, em que o “eu quero, custe o que custar”, transforma galãs em vilões e mocinhas em bandidas.
A enlouquecida vontade de querer ter alguma coisa  ou alguém, transforma-se, em paranoia.
Procriar, produzir um filho, encontrar família biológica ou vingar-se, move as tramas e enriquecem os desejos sublimados de muitos espectadores. Diferentemente do teatro, em que a trama acontece de uma só vez, as telenovelas, alimentam as loucuras através de doses homeopáticas.
Dia após dia os desejos enlouquecidos dos personagens contaminam a população, que toma partido e torce pelos bons, mesmo quando eles demonstram atitudes antiéticas, para satisfazer algum tipo de desejo. Durante a trama surgem questões que prendem o telemaníaco diante do televisor, esperando ansiosamente as soluções para as loucuras do autor, como:
Até quando a donzela permanecerá intacta?
Até quando a herança cairá nas mãos  dos falsos parentes?
Até quando a mulher será enganada pela melhor amiga?
Até quando a mocinha vai estapear a malvada?
Até quando o exame de DNA permanecerá trocado?
Até quando a sofrida mãe vai aguentar as maldades da filha cruel?
Essas dúvidas transformam a vida dos seguidores dos folhetins numa paranoia crescente. Deixa-se de ir ao cinema e ao teatro; compromissos são adiados e atrasos para o encontro são explicados por  desculpas “esfarrapadas”. Tudo isso  para não perder o capítulo, que pode ser revelador. Meses de espera e no dia que mocinho saberá quem é seu verdadeiro pai, aparece um compromisso inadiável. É para enlouquecer um bom noveleiro.
E assim vamos vivendo, novela após novela com o controle nas mãos, para permitir sofrer com duas histórias em emissoras diferentes, mas que são exibidas em horários semelhantes.
Loucas e doces paranoias que se repetem, mas conseguem nos manter diante do televisor sofrendo, chorando e sonhando com o beijo do último capítulo.
Eu sou um noveleiro assumido!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário