domingo, 16 de setembro de 2012

PACIFICAÇÃO?

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, continua vivendo sob a mira de fuzis. Apesar do esforço no sentindo de trazer a paz, ainda existem focos de traficantes e comunidades ameaçadas. Nos últimos meses, vários policiais foram mortos.
Em apenas 48 horas, quatro policiais foram assassinados por traficantes em favelas do Rio de Janeiro. A esses quatro somam-se outros tantos, mortos em serviço ou em seus dias de folga.
As notícias tornam-se repetitivas, e aos poucos perdem o efeito constrangedor sobre os leitores. Lemos sobre assassinatos, da mesma forma que procuramos por um produto a ser comprado em mercado ou escolhemos o programa para o final de semana.
A violência é de tal proporção que os que se preocupam em escrever sobre esses fatos corre o risco de ser chamado de pessimista.
Apesar das ações policiais serem cada vez mais estruturadas e elaboradas, apesar de estarmos acompanhando o trabalho sério da maioria dos nossos agentes, ainda vivemos num estado de terror.
Não adianta querer esconder o sol com uma peneira, estamos com sérios problemas no combate ao tráfico de drogas, às quadrilhas organizadas, as milícias e a bandidagem que atua em pequenos e grandes delitos.
Num país, em que o processo educativo ainda está muito distante de ser levado a sério. Apesar da propaganda, apontar números favoráveis à melhoria escolar, nossa situação é grave. Professores com baixa remuneração, escolas sem preparo adequado para atrair a atenção dos alunos, famílias sem um relacionamento adequado com o processo pedagógico de seus filhos. Juntando-se a esse quadro, uma sociedade com graves desigualdades entre seus cidadãos, temos os ingredientes para tornar muito difícil o processo de pacificação.
Enquanto a maioria dos políticos brasileiros usar seus poderes em benefício próprio, continuaremos a ler nos noticiários mortes, chacinas, assassinatos, roubos, latrocínios entre outras graves notícias.
Para conquistarmos a pacificação, precisamos de educação num sentido amplo, não apenas àquela relacionada aos bancos escolares. Educação popular, preparar o povo para o dia-a-dia. Ensinar a pescar e não apenas dar o peixe pronto através de bolsas.
Bolsas, balas, dependência, tráfico, políticos, bandidos, povo marcado, povo calado, povo feliz.
Nessa roda viva e nesse jogo da vida, os poderosos estão vencendo às custas da morte de cidadãos honestos.
Pacificação? Onde?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário