sábado, 14 de outubro de 2017

MEUS ALUNOS SÃO UNIDADES DIFERENTES!

PONTO DE VISTA (por) Edison Borba

Quando um professor chega a uma sala de aula, com seu planejamento para atender a uma turma de alunos, algumas situações estão previamente previstas, como: quantidade de estudantes, se a turma é mista ou não, a faixa etária, que geralmente acompanha a série. Estes pequenos indícios, são apenas alguns elementos que o profissional da educação obedece ao organizar as atividades aula.
Porém, há muito mais a s...er levado em conta! Cada aluno é um indivíduo com peculiaridades genéticas que o faz ser uma UNIDADE, biopsicossocial.
Como fazer para trabalhar com seres humanos absolutamente diferentes, reunidos num espaço chamado sala de aula?
Bom senso, paciência, informação, flexibilidade e amor. As salas de aula são laboratórios experimentais, nos quais o professor testará a sua capacidade de lidar com seres humanos e faze-los se sentir atendidos em suas características personalizadas.
Os alunos esperam não só um conteúdo disciplinar de qualidade, mas e principalmente, uma relação de respeito, carinho e amor, na qual ele se sinta único.
Antes que algumas vozes se levantem para falar dos problemas atuais, quero apenas informar, que independentemente das questões sociais e governamentais, a essência do magistério é, e será sempre: “atender as diferenças e diversidades, vendo cada aluno como unidade humana, rica em predisposições que precisam ser estimuladas”.
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário