sábado, 14 de outubro de 2017

ORGULHO DE SER PROFESSOR!



 Final dos anos sessenta, um jovem nascido e criado em Inhaúma subúrbio do Rio de Janeiro, filho de “seu” Oswaldo, açougueiro e de “dona” Zefa, lavadeira e dona de casa, realizava o sonho de ser Professor.
Após vencer muitas dificuldades relacionadas às questões financeiras, preconceituosas e políticas, chegou a hora da formatura. Eram os anos da ditadura e portanto a escolha do Paraninfo foi democrática e unânime quanto ao Senhor Arthur da Costa e Silva.
Colação de grau no Teatro Municipal do Rio de Janeiro aconteceu com duração total de (provavelmente) uns quinze minutos. Houve um boato que o Orador da Turma faria um protesto (o boato era verdadeiro).
E foi assim que me tornei oficialmente um Professor. Minha alma já lecionava e minha cabeça já pensava como Profissional da Educação, faltando apenas a certificação oficial o Diploma.
Paixão por quadro, giz, livros, escola e principalmente alunos (crianças, jovens, adultos, isto é, gente) sempre esteve acesa em meu coração. Contabilizando os anos de magistério (com a carteira assinada) são cinquenta anos de sala de aula. Tempos felizes! Sempre fiz e estou fazendo até hoje o que amo! Quanto às lutas; sempre as enfrentei com a cabeça erguida. Passeatas, greves, paralizações, polícia, lágrimas e até algumas visitas ao DOPS, nunca me fizeram blasfemar quanto ao meu projeto de vida.
Sou professor por opção! Por vocação! Por amor à causa da libertação através da educação!
Neste dia 15 de outubro, quero declarar que nada nem ninguém conseguirá fazer com que eu deixe de amar minha profissão! Sou PROFESSOR, com muito orgulho!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário