segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ESCREVENDO À MÃO!


A importância do escrever à mão (por) Edison Borba
A palavra escrita é uma das maiores conquistas da humanidade!
Com a chegada dos aparelhos eletro eletrônicos no mercado, a digitação tem sido colocada como instrumento de uso das crianças antes mesmo do processo de alfabetização escrita. Uma criança para escrever necessita da sua mão, da sua orientação espacial (lateralidade), de um ritmo motor (relaxamento-contração), da sua postura (eixo postural), da sua tonicidade muscular (preensão fina) e precisa de seu reconhecimento no referido ato (função imaginária).
Através do processo evolutivo, o genoma humano, possui hoje artifícios na sua condição biológica, principalmente no sistema nervoso central, que precisa ser estimulado para ampliar sua função através do intercâmbio com o meio (educação / cultura).
O ato da escrita, juntamente com outros diversos movimentos que adquirimos durante o nosso desenvolvimento (psicomotricidade), favorece aspectos físicos, mentais, afetivos e emocionais contribuindo para o desenvolvimento do ser humano como um todo.
Importante: para os IDOSOS, um excelente exercício de estímulo para o cérebro é escrever à mão.
No Brasil, apenas 8% da população em idade de trabalhar, é considerada plenamente capaz de entender e se expressar por meio de letras e números. Ainda vivemos uma época de grande analfabetismo social. O uso das “máquinas” modernas não deve afastar o processo da escrita manual. Juntar é melhor que separar!
******


Nenhum comentário:

Postar um comentário