sexta-feira, 22 de setembro de 2017

GUERRA NA ROCINHA!

(por) Edison Borba
Para pacificar, não basta apenas montar Unidades Militares em lugares dominados por traficantes e bandidos, é um processo de conquista e libertação. É preciso livrar os moradores do referencial histórico de obediência aos malfeitores.
A violência é tal qual uma doença endêmica, que uma vez instalada, é preciso eliminar o vetor. No caso da dengue, os mosquitos precisam ser destruídos, e para isso tem-se que acabar com seus locais de reprodução.... O sistema é o mesmo quando estamos tratando com os traficantes. Outra questão, que também dificulta a ação policial é a falta de condições básicas de sobrevivência nas localidades mais pobres do estado. Existe um longo período de descaso com o saneamento básico, educação, saúde e moradia. Esse tempo perdido, precisa ser recuperado, mas o que não foi realizado corretamente no tempo certo, deixou marcas e cicatrizes difíceis de serem apagadas.
Hoje, 22 de setembro de 2017, vários anos após a criação das UPPs a cidade do Rio de Janeiro está mergulhada numa pequena guerra na Rocinha. Onde erramos?
Se pensarmos na questão da dengue, que deverá nos atacar no próximo verão (2018), teremos a resposta: os mosquitos estão hibernando, assim que o calor chegar eles entrarão em ação.
Continuamos abandonando as questões básicas de saneamento, limpeza, educação etc... etc ...
Não nos causará surpresa se outros dias como o de hoje, de confronto entre a polícia e bandidos acontecer.
Que pena!
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário