segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

EM BUSCA DA FELICIDADE (Tom / Vinicius)



(por) EDISON BORBA

Hoje, cinco de janeiro, chamou a minha atenção entre as notícias que li, foi a declaração de um pianista: “a busca pela felicidade está nos tornando infelizes e as redes sociais não estão ajudando”.
Uma declaração sofrida e verdadeira! Há anos que a “tal” felicidade vem sendo perseguida, procurada e muitos afirmam nunca tê-la encontrado. Como cantou o poeta Vinicius: “a felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar”, é um estado que está em constante movimento e que passa pelas nossas mãos diversas vezes que que possamos perceber. Quanto a mídia não estar ajudando, eu diria: “está até prejudicando”, no momento em que, ela coloca a felicidade no ter “coisas” materiais, e neste embrulho todo até o corpo e a idade estão incluídos.
A vida é finita, ela tem um caminho previsto pela genética, e neste trajeto, buscamos sempre o equilíbrio, no sentido físico, fisiológico e mental. Em alguns momentos, este equilíbrio acontece, e numa fração de segundos somos felizes. Mas, o sentimento é tão rápido que muitas vezes só o reconheceremos mais tarde.
Se houvesse receita para a felicidade ela seria vendida a um alto preço, mas o que podemos afirmar é que ela (a felicidade) não está no silicone do bumbum, no carro ultra veloz, no apartamento de cobertura, nas múltiplas viagens pelo mundo e nem em outra pessoa que desejamos ter ao nosso lado. Vamos repetir o que muitos já disseram: a felicidade está em cada um de nós, o difícil é saber detectá-la, senti-la e aproveitar ao máximo o mínimo de tempo que ela fica em nós.
Um outros caminho que também nos ajuda muito é o sentimento de religiosidade (não estou falando de religião) mas de um sentimento de amor ao próximo, de gratidão pelo que podemos ter. Penso na força para melhorarmos a cada dia em seres humanos melhores e do amor que sem dúvida é o grande companheiro da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário