segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE!

(por) Edison Borba
 
Usando um pensamento de Paulo Freire, onde ele diz: “A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo” é que estou fazendo essa reflexão. Sou brasileiro, eleitor e portanto já indiquei para os diversos cargos da política brasileira, nomes que eu nem sei mais por onde andam. Também não sei o que fizeram de bom e nem de mal. Também não sei dizer se eles foram bons ou maus para com o País e seu povo. O que consigo perceber é o produto final, isto é, o Brasil como um todo. Infelizmente, o que temos visto nos últimos anos é um Brasil machucado, ferido, desrespeitado, aviltado em sua educação, saúde, ecologia, segurança e tantos outros itens que compõem uma Nação.
Nos últimos anos, explodimos com as denúncias de corrupção. Pedras rolaram, máscaras caíram, castelos ruíram e uma enorme decepção tomou conta de quem ama este País verdadeiramente, sem partidarismos. Sou brasileiro, verde e amarelo. Sei quantas estrelas tem em nossa bandeira e leio a frase ordem e progresso, sem muita esperança. Este lema vem sendo ignorado por todos nós, os homens dos presidentes. Nós, o povão é que somos os responsáveis, talvez por ignorância, por quem está e esteve no poder.
Nós, o povo, que ainda não consegue ser brasileiro pelo Brasil. Nós, o povo brasileiro, ainda somos divididos por partidos, estamos repartidos, divididos e quase aceitando os apelos de lutarmos fisicamente uns contra os outros.
Como afirmou Paulo Freire, nós é que temos que mudar o País. É o povo, o eleitor consciente que sabe ouvir atentamente os discursos. Ouvir de ouvidos abertos e mente aberta para analisar e, “educadamente”,  saber discernir o joio do trigo.
Vivemos, talvez, um dos momentos mais difíceis da nossa política. Conseguimos conquistar uma democracia e agora não sabemos o que fazer com ela, porque não sabemos que é essa tal de democracia.
E gora José?
 
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário