Todos nós aprendemos a decodificar mensagens, oferecidas pelo meio ambiente. Até mesmo no período pré-natal, já estamos decifrando-as, assimilando-as e incorporando-as em nosso organismo. Após o nascimento o processo é mantido, através da família, da sociedade e da escola, que surge como a organizadora do aprendizado.
Diariamente, uma série de situações acontecem, exigindo respostas, que serão dadas por nós, levando-se em conta diversos fatores incluindo o que foi assimilado através da educação formal.
Nascemos com pré-disposições genéticas, comuns aos seres humanos, que se forem devidamente estimuladas poderão resultar num indivíduo diferenciado para o exercício de algumas funções específicas. A isto, comumente chamamos de dom ou dote. Porém, de nada adianta herdar essas potencialidades se elas não forem alimentadas e estimuladas. A fome, a desestrutura das famílias causada por problemas sociais, como o desemprego e a falta de uma educação formal de qualidade interferem na qualidade da formação dos cidadãos.
O processo educativo escolar, deveria atuar no desenvolvimento adequado das qualificações do indivíduo, facilitando o seu bom desenvolvimento. A diversificada grade curricular é um leque de variáveis capaz de servir para atender a um maior número de indivíduos. Neste item, devemos lutar para a manutenção de música, artes, filosofia entre outras disciplinas, que muito contribuem para a descoberta e desenvolvimento de “talentos” dos mais variados contornos. Esta é uma questão pedagógica que deve estar sempre sendo analisada.
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