terça-feira, 21 de agosto de 2012

B.B. – Saudade da Brigitte.


Durante muitos anos as iniciais B.B.  nos levavam a imaginar a beleza francesa da incrível Brigitte Bardot. Mulher de  corpo escultural que mexia com a nossa imaginação. B.B. Nas praias de Cabo Frio, emoldurando uma das mais belas localidades do  Rio de Janeiro. B.B. nas telas despetalando a margarida despertando a curiosidade dos rapazes.
Por muitos anos, o símbolo sexual era traduzido pelas letras B.B. chegando a inspirar compositores que através de uma marchinha carnavalesca, animou a folia nos bailes.
B.B. também  pode significar beleza e bondade, duas palavras de extrema importância para a vida. Viver é  poder usufruir das lindas paisagens que a natureza nos oferece. É poder contemplar a arte produzida por homens e mulheres como Michelangelo, Leonardo da Vince, Tarsila do Amaral entre outros.
Bondade é traduzida pelo trabalho de Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá e de outros líderes mundiais que através de suas atitudes servem de modelo para nossos dias.
Infelizmente, essa mesma sigla, está perdendo o seu significado. Não é mais motivo para alegria e felicidade. Não emoldura as nossas praias, não estão nas salas de cinema e nem nas galerias de arte, essas mesmas letras servem para designar Bandidos  e  Balas.
Agosto de dois mil e doze balas e bandidos matam indiscriminadamente cidadãos na cidade do Rio de Janeiro. Em algumas semanas dois jovens e uma criança foram brutalmente assassinadas. Os adultos, vão direto para a contabilidade  e  percentuais de mortos. É, tão rotineiro os assaltos e confrontos entre bandidos e policiais, que os noticiários misturam balas, bolas, mortos, bailes e gols.
Os jornais já nem se preocupam em usar como manchetes de primeira página, esses terríveis acontecimentos. As aventuras dos artistas, o silicone das famosas, os bumbuns das colunáveis e os amores dos jogadores vendem mais do que a morte de uma menina ou o assassinato de um jovem trabalhador. Mais um ou mais uma, o velório, o enterro, pessoas com cartazes pedindo justiça é matéria para a segunda página.
A preocupação está no vencedor do reality show ou no capítulo da novela. Quem vai ganhar os milhões da “Fazenda” ou como será o desfecho do folhetim, é o que vende jornal.
Saudade da Bardot e sua sensualidade. Das tardes nos cinemas com pipoca e guaraná, sem a preocupação de ser vítima de um bandido ou morto por uma bala.
B.B., duas simples letrinhas, porém uma grave mudança em seus significados.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário