segunda-feira, 20 de agosto de 2012

JUSTIÇA / VINGANÇA / CARMINHA / NINA

           Nos últimos meses, a televisão tem apresentado a luta da Nina contra Carminha. Uma história em que a mocinha e a vilã, num primeiro momento tinha papéis bem definidos. Como já aconteceu em outras novelas, o representante do bem, sofre bastante, amarga  tristezas e chora rios de lágrimas. Por outro lado, o representante do mau, ri, gargalha e tripudia até a última semana quando o bem acaba vencendo.
Porém, nesse folhetim, a garota frágil que representa a mocinha, na busca pela justiça, acaba se transformando numa cruel vingadora.
Implacável em relação à sua antagonista, ela comete tantos crimes que suas ações se igualam as da mulher malvada.
A personagem Nina confundiu justiça com vingança e aplicou a lei do dente por dente e olho por olho. Dessa forma ela acaba deixando muitos personagens cegos e desdentados. Os males que ela está causando se igualam a da sua oponente Carminha.
Vingança feita com as próprias mãos está bem longe de ser justiça. Entre uma ação e outra, existe uma grande diferença. Quando buscamos justiça, caminhamos no mundo das leis. Contamos com a ajuda de advogados e juízes que analisam a situação e aplicam os devidos castigos.
Quando a justiça prevalece, o ódio diminui dando lugar a racionalidade. Os Senhores da Lei têm como obrigação tratar a todos sem discriminação. As Leis são feitas para servir à sociedade  sem privilégios.
O que temos visto nesse romance, é a prevalência do ódio, da raiva e da vingança a qualquer preço. As ações daquela que seria a heroína, são tão cruéis que em determinados momentos, a malvada transforma-se em vítima, gerando nos espectadores a sensação de pena. Os valores se inverteram e  duas mulheres lutam com armas semelhantes. Crimes são cometidos tendo como justificativa a busca pela justiça.
Carminha a malvada. Nina a justiceira. Carminha e Nina tentam explicar  seus atos. Ambas são odiosas, malvadas e sem escrúpulos. Duas mulheres, criminosas ou não, dependendo do ângulo pelo qual analisamos a questão. Ambas são justiceiras ou vingativas, dependendo de como analisamos a vida de cada uma delas.
Nina, foi levada pela emoção. O ódio limitou sua racionalidade igualando-a a vilã. Tornou-se uma mulher amarga, violenta e dissimulada misturando justiça com vingança.
Carminha, racionalmente planejou e manipulou diversas pessoas. No curso da história, ela se revela manipuladora e desprovida de sentimentos éticos.
Temos a impressão que ela caminha no sentido oposto da sua antagonista e no meio desse caminho os demais personagens sofrem com as maldades das duas mulheres.
Nina e Carminha, duas mulheres, duas vilãs ou duas heroínas?

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário