quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CRIMES NO RIO DE JANEIRO

Lendo material publicado em jornais e revistas, encontramos uma terrível informação. Apenas no mês de maio de dois mil e doze foram registradas trezentos e noventa e oito casos de pessoas assassinadas no estado do Rio de Janeiro.
Outro dado assustador,  apresenta dois mil e quarenta e oito vítimas entre janeiro e abril desse ano mortas por homicídio doloso, auto de resistência, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.
Não li o seguimento da pesquisa entre os meses de junho e julho por falta de coragem. Os números são tão altos que podemos pensar em dados referentes a uma guerra. Os fatos fazem parte do cotidiano dos moradores de tal forma, que existe uma acomodação, uma “aceitação” passiva e pacífica diante de uma “quase” epidemia.
Para esse quadro ficar mais assustador, as pesquisas informam que apesar desse grande número de assassinatos, o Rio de Janeiro, ocupa a décima segunda posição entre os demais estados.
Apesar de um trabalho intensivo das diversas polícias, esse grande número de mortes, pode estar associado à dificuldade de aplicação das leis. Existe no ar, a impunidade. Os bandidos acreditam na facilidade de absolvição, na regressão das penas e nos outros tantos benefícios que eles irão receber.
Como falar em civilização diante deste quadro. Além disso,  ainda temos os furtos, os roubos, os sequestros, os atropelamentos que se computados aumentariam muito o número dessa tragédia.
Mortes por motivos fúteis e brigas por questões simples, assassinatos entre pessoas da mesma família.
Crises conjugais, falta de paciência, violência no tráfego e no trânsito, tráfico de drogas, desemprego, consumo de drogas são realidades que de alguma forma colaboram para aumentar essa crise.
Estamos vivendo  anos de organização para a Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas entre outros eventos que estão para acontecer. Esperamos que entre as melhorias que a cidade vem recebendo, que também haja alteração nesse triste quadro..
Que nosso estado e a nossa cidade dita “maravilhosa”, possa ser realmente maravilhosa pela qualidade de vida de seus habitantes. Que haja uma redução nessa onda de homicídios e a paz seja uma constante em nossas vidas.
Edison Borba








Nenhum comentário:

Postar um comentário