sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OS OUTROS

           No mundo da dramaturgia, existe um grupo de homens, mulheres e até crianças que dificilmente serão indicados para o prêmio de melhor ator ou atriz. Seus rostos não são vistos em capas de revistas e suas caras “não dão as caras” nas ilhas da fantasia.
Não aparecem nos rótulos dos produtos de beleza e de limpeza.
São os famosos sem nome. Nenhuma novela, filme ou peça teatral pode acontecer sem a presença deles. São os sustentáculos, as escadas, os alicerces daqueles considerados como donos da cena.  
Seus nomes aparecem em letras miúdas no final dos créditos. No cinema, os espectadores já estão na rua comendo pipoca quando a relação dos anônimos aparece na tela. Na televisão dificilmente coseguimos decifrar seus nomes, quase sempre escritos em letras diferentes e não visíveis claramente. São conhecidos como coadjuvantes atores e atrizes de apoio. São eles que dão as “falas” para o galã ou a mocinha brilhar na cena de amor. Nas brigas e confusões  eles aparecem como complemento. Sentam à mesa durante os jantares e suas pequenas participações melhoram a qualidade das interpretações.
Muitos desses intérpretes passam desconhecidamente anos após anos sem ter seus trabalhos reconhecidos. Alguns, vez por outra, roubam à cena e causam impacto nos protagonistas. Provavelmente não serão escalados para uma próxima aparição. Suas posições em cena não podem ultrapassar “certos” limites. Os personagens principais estão nas mãos dos astros e estrelas cujos salários e patrocínios estão muito além dos seus cachês, sempre mais modestos.
Minha homenagem a esses operários das telas e palcos, que nem sempre possuem a beleza exigida pela mídia, mas são os grandes trabalhadores da arte de representar.
Quantos prêmios foram conseguidos pelos famosos, graças ao apoio dos parceiros de cena. Quantas gafes deixaram de ter grandes proporções pela interferência do coadjuvante. Sem eles alguns momentos inesquecíveis e memoráveis da arte de representar jamais teriam o impacto que marcaram a vida dos fãs.
Aplausos muitos aplausos para esses grandes astros e estrelas, cujos nomes esquecemos, e que sutilmente deixam suas marcas nas grandes obras da dramaturgia.   
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário