terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A VOVÓ NÃO VIU A UVA!






Na minha vida de estudante e de Professor, participei de muitas reuniões da SBPC. Estive em várias em diversos estados, como:  RJ, SP, MA, RS, PE e outros. Além das palestras proferidas por excelentes pesquisadores brasileiros e de outros países, as apresentações de experiências profissionais, nos enriqueciam como cidadãos e trabalhadores. Havia muita interação e nos grupos que se formavam, experiências Pedagógicas eram trocadas entre os Docentes. Foi numa dessas reuniões que uma professora da Região Norte, fez uma observação, sobre o material didático que ela havia recebido para trabalhar como alfabetizadora. A colega, de maneira simples falou com serenidade e seriedade: “Gente em minha terra, a vovó não vê a uva. Lá ele vê o açaí, o murici e o camu-camu!”
Houve risos, e eu também naquele momento não alcancei a excelente crítica que a professora fez ao seu material didático, cujo conteúdo estava distante da sua realidade. Ela questionou o processo “elitizado” do material escolar, que privilegiava os usos e costumes de outras regiões brasileiras, talvez mais “ricas”.
Depois de algum tempo, lembrando o que ouvi naquela reunião da SBPC, pude perceber o quanto, naquela época, os “construtores” da metodologia educacional do meu País, pouco sabiam da nossa realidade.
Hoje, ao lembrar este “causo” acontecido nos anos 80, ainda me questiono se as mudanças realmente aconteceram ou se todas as vovós brasileiras “ainda” continuam a ver a uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário