sábado, 8 de dezembro de 2018

PERSEGUIÇÃO PEDAGÓGICA! SERÁ?








Desde que eu entrei para o magistério algumas situações se repetem através de Ministros e Secretários de Educação, dos mais variados Governos, dos mais variados Partidos, que sempre conseguiam “criar” um tipo de ameaça educacional.  Algumas disciplinas, sempre foram as  escolhidas para sofrerem cortes, são elas: Filosofia, Educação Artística, Sociologia, Educação Musical e Educação Física. Por diversas vezes acompanhei o drama dos colegas que trabalham nestas áreas. Quando estive atuando como Diretor de uma Unidade de Ensino, senti de perto a tragédia anunciada e uma dúvida pairou sobre a minha cabeça: “o que fazer com os professores daquelas disciplinas, com os horários e com os alunos?”. Lamentavelmente, os Senhores e Senhoras que praticam Leis Educacionais, brincam com a “arte de ensinar”. Fico a me perguntar se eles são Pedagogos ou que tipo de curso concluíram. Privar crianças e jovens dos conhecimentos estéticos, musicais e corporais só pode ser brincadeira ou um ato terrorista. Lembro-me até hoje da importância das aulas que tive no antigo curso GINASIAL, anos 50, de Trabalhos Manuais, Desenho Artístico (Artes), Música e Educação Física. Muito do que sei expressar na minha vida atual, ainda são reflexos do que aprendi com os professores dessas disciplinas e também da capacidade de pensar mais amplamente através da Filosofia e Sociologia, que foram extremamente importantes na minha formação como cidadão lúcido e ético.
Por que, ainda persiste essa perseguição Pedagógica? Será brincadeira de pega – pega? Quem souber me avise! Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário