sábado, 5 de julho de 2014

A COLUNA DO NEYMAR

          A palavra coluna possui diversos significados, porém um dos mais comuns é correlacionar coluna com pilar, isto é, algo que existe para sustentar, segurar dar firmeza.  

Os monumentais templos da antiga Roma e Grécia foram construídos tendo fortes colunas como sustentadores dos edifícios. Os terremotos que destruíram várias cidades não conseguiram derrubar as colunas, que se mantiveram firmes em pé sobre os destroços.
Em outras situações, que não envolvem engenharia e arquitetura, as colunas também são vistas como centros de segurança ou de atenção para determinada situação.
Em se tratando do ser humano, a coluna vertebral é a grande responsável pelo equilíbrio, postura e sustentação de toda a estrutura do corpo. Uma superposição de ossículos empilhados uns sobre  outros, as vértebras, constituem a coluna vertebral humana. Ela mantém a postura, protege todo o conjunto de nervos que nos permite realizar todas as funções vitais.
Durante a realização dos Jogos da Copa do Mundo de Futebol, o atleta Neymar, funcionou como uma coluna de sustentação de toda a equipe brasileira. De forma sutil e constante, a coluna deste jogador foi sobrecarregada. A imprensa encarregou-se de reforçar a responsabilidade que o jovem rapaz exercia em campo. As demais colunas dos outros jogadores, não foram adequadamente usadas para distribuir e suportar o peso de vencer o torneio. A cada dia, a cada jogo mais e mais peso foi colocado sobre os ombros do garoto Neymar. A torcida, os admiradores e namoradas também se encarregaram de aumentar a pressão sobre o atleta.
Engenheiros e arquitetos, desde os tempos antigos, sabem que por mais resistente que seja uma coluna de sustentação, ela não irá suportar um peso além de suas condições. Caso se coloque mais sobre menos, haverá desabamento.
O papel do jogador  Zuñiga, foi apenas de fazer desabar uma construção que já estava sobrecarregada.
Infelizmente, coube ao colombiano promover o terremoto que fez desabar toda a seleção de futebol brasileiro. A terceira vértebra lombar da coluna do atleta, não resistiu ao joelho de uma forte construção da Colômbia. Ao atingir o jogador canarinho, e fazê-lo desabar sobre o gramado, ele também promoveu um terremoto na nação brasileira.
Que o acidente com nosso atleta, possa servir de exemplo: um templo não é construído apenas com uma coluna. São necessárias várias, para que o edifício seja mantido em pé.
Não foi apenas o joelho do Zuñiga que derrubou Neymar, mas a grande responsabilidade que colocaram sobre os ombros do menino. Houve excesso de cobrança velada, através da FIFA,  patrocinadores, imprensa, técnicos, torcedores e todos que de forma indireta cobraram dele um desempenho difícil de ser suportado por uma única coluna vertebral.
Saúde para o menino Neymar, que sua coluna seja restabelecida e ele possa sair deste problema, mais adulto capaz de saber discernir, quem realmente torce por sua carreira.
Edison Borba
 

Um comentário:

  1. BRAVO!!!!! ESTÁ DE PARABÉNS DA FORMA COMO VOCÊ COLOCOU AS PALAVRAS, COLOCARAM SOBRE ESSE GAROTO PROPAGANDA UM PESO QUE JAMAIS FOI COLOCADO NUM ÍDOLO DO MEIO FUTEBOLÍSTICO.PORTANTO ELE ESTAVA CARREGANDO SOBRE OS OMBROS ,UMPESO MAIOR QUE ELE PODERIA CARREGAR.NÃO PODEMOS ESQUECER QUE QUANDO NEYMAR FOI PARA A ESPANHA , ELE TEVE QUE SER SUBMETIDO A UM TRATAMENTO PARA MELHORAR SUAS CONDIÇÕES FÍSICAS.NOSSO ATLETA APESAR DE ÁGIL TEM UMA ESTRUTURA ÓSSEA E MUSCULAR , FRÁGIL , QUANDO COMPARADA AOS DEMAIS JOGADORES.CONCORCO COM O QUE FOI DITO EM RELAÇÃO A RESPONSABILIZAR A FIFA E A IMPRENSA AO EXIGIREM DO NEYMAR MAIS DO QUE ELE PODERIA DAR. A FIFA E A IMPRENSA ESQUECERAM A INFÂNCIA DO ATLETA. - LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir