quarta-feira, 16 de julho de 2014

RELEXÕES EDUCACIONAIS (Geração "nem nem")

O Brasil  possui cerca de 25% de jovens da geração” nem nem”, isto é, não trabalham e não estudam. Este é um número considerável de cérebros que se perdem num labirinto perigoso, cuja saída nem sempre é a melhor para a sociedade. A origem do surgimento deste grupo tem diversos segmentos, como: abandono escolar, que por sua vez também possui vários motivos. A necessidade de trabalhar para cooperar com a subsistência familiar, a falta de interesse para com o conteúdo escolar, a desmotivação em frequentar escolas entre outros. Um país como o Brasil, que tem lutado para ocupar melhores posições econômicas mundiais, essa geração “nem nem” é um grande desafio para empresários e educadores. Como sonhar com uma nação de empreendedores, tendo que conviver com este tipo de situação. É de máxima urgência que se faça uma revisão nas propostas educacionais, para que o número de “nem nem”, não venha a crescer mais. Precisamos de uma educação desafiadora, para os gestores, professores e alunos. Precisamos de empresas desafiadoras para empresários e funcionários. Desafiar, no sentido de incentivar a criatividade. Trabalhar sem mordaças, estudar sem amarras, porém respeitando os códigos de ética que nunca devem deixar de ser observados, porém, dando a liberdade para que os novos pensamentos possam vir à tona sem medo. A “pátria de chuteiras” tem um grande desafio a vencer. É  hora de buscar ações como: programas educacionais, projetos sociais, maior envolvimento empresa escola, capacitação de professores, adequação do espaço escolar entre outras medidas. Caso contrário, estaremos sempre ocupando os últimos lugares no patamar mundial da educação e consequentemente de tudo que dela depende, como o empreendedorismo e a inovação.
Edison Borba

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