segunda-feira, 14 de julho de 2014

REFLEXÕES EDUCACIONAIS (Futebol / Aprendizagem)

O dia 8 de julho marcou um grande encontro, entre duas escolas esportivas: Escola Alemã x Escola Brasileira. Ambas disputando o troféu de melhor seleção do mundo. Deste jogo, podemos destacar algumas observações, que podem servir para o processo de ensino aprendizagem ou de treinamento de pessoal em empresas.

Os métodos adotados pelas duas escolas foram bem diferentes e podem ajudar-nos a algumas reflexões – Escola Alemã:
>adotou o estilo sério de trabalho, isto é, cada jogo é um jogo a meta final é a taça, portanto nada de colocar o emocional acima do profissional, criando auras de sucesso antecipado. Jogo é trabalho e  as atividades devem ser encaradas com bastante seriedade. Concentração não é festa e sim espaço para trabalhar.
>estudar, analisar, planejar faz parte do trabalho dos jogadores.
>seleção não é família, e sim grupo operativo, que se reúne temporariamente  para atingir uma determinada meta.
>cada partida é um desafio a ser vencido, portanto cada equipe rival é diferente e precisa ser analisada, estudada e trabalhada para evitar o elemento surpresa.
>trabalho de grupo tem que ter tarefas definidas e um líder não pode ser um ídolo.
Quanto a Escola Brasileira, as atitudes foram inversa a da Escola Alemã e o grupo “família” saiu de campo desestruturado e vencido. Optando pelo emocional acima do profissional. De ídolo no lugar de líder. De sucesso antecipado substituindo o trabalho sério a escola brasileira se curvou ao exemplar trabalho dos alemães.
Todas estas observações podem ser aplicadas fora dos campos de futebol, como:  não se pode confundir escola e empresa com casa e lar. Patrão não é pai, professora não é tia. Colegas não são irmãos. O ambiente escolar e profissional, por mais acessível que sejam eles não podem ser confundidos com espaço recreativo.
Aprender é tarefa constante. Cada dia é um desafio a ser vencido. Cada proposta tem que ser analisada, tarefas divididas e lideranças capazes de agregar.
A Escola Alemã chegou ao final do torneio conquistando a Taça de Campeão Mundial, uma conquista que começou muito antes do jogo final. Assim deve ser no processo educativo escolar e empresarial: estudar, planejar, trabalhar, ter metas, buscar estratégias, trabalhar em conjunto – todos (juntos) atuando em torno da busca de solução para o desafio. A escola Alemã demonstrou que improvisar sem planejar é um grave risco para a obtenção do produto final.
Edison Borba
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário