O dia 8 de julho marcou um grande encontro, entre duas
escolas esportivas: Escola Alemã x Escola Brasileira. Ambas disputando o troféu
de melhor seleção do mundo. Deste jogo, podemos destacar algumas observações,
que podem servir para o processo de ensino aprendizagem ou de treinamento de
pessoal em empresas.
Os
métodos adotados pelas duas escolas foram bem diferentes e podem ajudar-nos a
algumas reflexões – Escola Alemã:
>adotou
o estilo sério de trabalho, isto é, cada jogo é um jogo a meta final é a taça,
portanto nada de colocar o emocional acima do profissional, criando auras de
sucesso antecipado. Jogo é trabalho e as
atividades devem ser encaradas com bastante seriedade. Concentração não é festa
e sim espaço para trabalhar.
>estudar,
analisar, planejar faz parte do trabalho dos jogadores.
>seleção
não é família, e sim grupo operativo, que se reúne temporariamente para atingir uma determinada meta.
>cada
partida é um desafio a ser vencido, portanto cada equipe rival é diferente e
precisa ser analisada, estudada e trabalhada para evitar o elemento surpresa.
>trabalho
de grupo tem que ter tarefas definidas e um líder não pode ser um ídolo.
Quanto
a Escola Brasileira, as atitudes foram inversa a da Escola Alemã e o grupo
“família” saiu de campo desestruturado e vencido. Optando pelo emocional acima
do profissional. De ídolo no lugar de líder. De sucesso antecipado substituindo
o trabalho sério a escola brasileira se curvou ao exemplar trabalho dos alemães.
Todas
estas observações podem ser aplicadas fora dos campos de futebol, como: não se pode confundir escola e empresa com
casa e lar. Patrão não é pai, professora não é tia. Colegas não são irmãos. O
ambiente escolar e profissional, por mais acessível que sejam eles não podem ser
confundidos com espaço recreativo.
Aprender
é tarefa constante. Cada dia é um desafio a ser vencido. Cada proposta tem que
ser analisada, tarefas divididas e lideranças capazes de agregar.
A
Escola Alemã chegou ao final do torneio conquistando a Taça de Campeão Mundial,
uma conquista que começou muito antes do jogo final. Assim deve ser no processo
educativo escolar e empresarial: estudar, planejar, trabalhar, ter metas,
buscar estratégias, trabalhar em conjunto – todos (juntos) atuando em torno da
busca de solução para o desafio. A escola Alemã demonstrou que improvisar sem
planejar é um grave risco para a obtenção do produto final.
Edison
Borba
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