domingo, 6 de julho de 2014

FRATERNIDADE CONJUGAL

          Ao receber um convite para a festa de Bodas de Ouro de um casal de amigos, fiquei refletindo sobre a fórmula “conseguida”  para se manterem juntos por tanto tempo e ainda haver harmonia e felicidade para comemorar a data do casamento.
Durante a cerimônia, ficou claro que entre os dois havia amor não só fraternal, mas um amor de homem e mulher, onde os olhos deixam perceber que ainda existe desejo.
Fiquei observando-os durante toda a festa, e pude perceber o quanto os dois se completavam. Saltava aos olhos uma grande aura afetiva envolvendo não só o casal, mas toda a família que eles geraram.
Vivendo numa sociedade erotizada, onde os casais permanecem juntos enquanto o sexo é  a fonte que os une, é surpreendente encontrarmos pessoas que conseguiram manter a sociedade conjugal além da relação corporal.
Como conseguiram manter a relação nos dias mais complicados, onde as questões financeiras, familiares e sociais entram pela porta da frente das nossas casas?
Como foi lidar com as mudanças físicas e fisiológicas que fazem parte da trajetória da vida humana?
Como foi manter o desejo de ficar junto nos finais de semana e nos prolongados dias de feriado?
Estas e outras questões se acumularam em minha cabeça, mas não tive coragem de perguntar, preferindo manter envolvido em mistério aquela linda relação.
Acostumado a acompanhar pelas revistas e jornais o eterno troca troca de casais, a corrida às clínicas de beleza em busca de botox e outros artifícios, preferi continuar a minha reflexão.
Ao cumprimentar os “noivos” na saída do salão de festas, fui direto para uma banca de jornal em busca de notícias sobre as novas separações conjugais. Minha mórbida curiosidade foi satisfeita, ao ler na manchete principal, que um lindo casal, desses que fazem propaganda de margarina, estava se separando. Ela já havia encontrado um novo amor e ele partiria para uma viagem a Europa em busca de uma nova parceira.
Respirei profundamente e pensei na dificuldade que ainda temos de fraternizar as relações conjugais!
Quando receberei outro convite para mais uma festa de Bodas de Ouro?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário