segunda-feira, 11 de maio de 2015

JEITINHO BRASILEIRO NA PÁTRIA EDUCADORA!

Infelizmente, a Presidente Dilma, a cada dia, confronta-se com suas promessas de campanha e a triste realidade brasileira. Brasil, país sem miséria, não passou de um lema e agora: Brasil, pátria educadora, está escorrendo pelo ralo.
As greves, que se arrastam pelo país, continuam a explodir tornando os programas educacionais das redes públicas (federal, estadual, municiapl) uma loucura onde não se sabe mais onde fica o fio da meada. Anos letivos que não cumprem o número de aulas previsto em lei, conteúdos não ensinados e as dores e sofrimentos de professores e alunos continuam a ser um mal incurável.
Na UERJ, o lixo se espalha pelos corredores, porque o governo não paga há mais de cinco meses a empresa terceirizada, e os funcionários estão paralizados. Os que precisam frequentar esta universidade convivem com a falta de higiene que já obrigou a fechar o setor de odontologia.
Anos e anos de promessas não cumpridas e de administrações falhas, verbas desviadas de seus verdadeiros destinos ou então mal administradas, causando imensos prejuízos ao país.
Ainda levará muitos anos, para que o Brasil consiga organizar seu sistema educacional. Não existe seriedade para com a educação. Os filhos das classes mais privilegiadas, estudam em escolas privadas ou viajam para o exterior, em busca de uma melhor qualidade de ensino.
O ano de 2015, segundo mandato da Senhora Dilma, já trocou de Ministro da Educação em poucos dias. O atual dono da pasta do Ministério da Educação, em seus primeiros momentos de trabalho, já foi obrigado a declarar: “não há recursos” para o Fies, disse o Senhor Renato Janine.
Esta declaração deixou em pânico milhares de estudantes, incluindo algumas dezenas que estudam fora do País, que receberam um comunicado do governo brasileiro orientando-os a “dar um jeitinho um brasileiro”. Os jornais publicaram a “piada” mais sem graça dos últimos anos.
Fies, Ciência sem Fronteiras entre outros programas educacionais correm o risco de interromperem suas atividades. O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego, está agonizando e corre o risco de ter suas atividades interrompidas.
Difícil entender impossível aceitar tamanho descalabro na educação brasileira desde a creche até o nível superior. Problemas que se alastram por todo o país como uma epidemia. O que nos assusta, é a ausência de uma tomada de atitude dos parlamentares, empresários e do próprio povo, que independentemente de quem esteja no poder, não consegue mudar o rumo da situação, que se agrava a cada ano.
O Brasil, ao que tudo indica, existe para ser colonizado por outros povos, e a escravidão do brasileiro, é feita pelo próprio brasileiro.
É extremamente constrangedor, ouvirmos do próprio Ministro da Educação que o dinheiro acabou, enquanto isso, as greves, as bombas de gás, alunos sem aulas, professores lutando por dignidade e respeito acontecem gradativamente declarando a falência da educação brasileira, ou esperando pelo tal jeitinho brasileiro.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário