quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

BRASIL! QUE PAÍS É ESTE?

(por) Edison Borba
Encontrar o Brasil na lista dos Países mais corruptos do mundo, creio que não foi surpresa para  nenhum cidadão esclarecido. Apenas um sentimento de vergonha, impotência, desilusão e desesperança é que invadiu a minha alma. Faz anos, cantamos com o grupo “Legião Urbana”, a pergunta: “Que País é este?”

Até hoje ninguém conseguiu responder!

O Rio de Janeiro, vive dias de medo! A violência já está incluída nos cartões postais. As mortes são tratadas, quase que indiferentemente ao som dos blocos e desfiles do carnaval. Ainda somos o povo de pele morena, hospitaleiro e alegre por natureza, isto é, de nascença, pois a natureza (paisagem) vem sendo destruída diariamente, como em todos os outros estados.

Os grandes ladrões, os famosos corruptos, os vampiros do povo trabalhador, estes, roubam por roubar. O que me intriga é o motivo de guardar o dinheiro roubado em caixas, em apartamentos, em contas nos paraísos fiscais, cujo montante, o próprio ladrão e toda a sua prole até a 5ª geração, não poderão gastar. O que fazer com as joias? Com os apartamentos? Com as casas de veraneio? Com as lanchas? Com os relógios e as roupas?

Quem são essas pessoas? De onde vieram? O que sentem os seus filhos? Qual a crença de cada um deles? Frequentam algum templo religioso? O que, verdadeiramente, pensam?

Os traficantes das comunidades são presos, fichados, identificados e às vezes até condenados. Mas, os empresários, os políticos, os ministros, suas secretárias, amantes, mulheres e alguns familiares e amigos, o que fazer com eles?

Gente que vende o Brasil por qualquer trinta moedas. Gente que patrocina muitos delitos que explodem nas comunidades e nos bandidos “pés de chinelo”, o que fazer com eles?

QUEM SÃO ELES?

******

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário