terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

RAÍZES DA VIOLÊNCIA! (no Brasil)

(por) Edison Borba
As comunidades carentes do Rio de Janeiro, estão sempre nos noticiários sobre a violência. Traficantes, bandidos, ladrões entre outros “meliantes” aparecem nas manchetes dos jornais. Grande parte da população tem olhado para as comunidades como um perigo para o asfalto. Porém, precisamos analisar a violência que o asfalto leva para as comunidades. Os monstros que moram em avenidas e ruas bem asfaltadas e até arborizadas, em condomínios, casas e apartamentos de luxo, os responsáveis por cuidar da população, são eles e elas que violam as Leis.
 
Violência pela falta de educação e saúde (escolas e hospitais sucateados), saneamento inexistente, abandono total de pessoas. Brasileiros eleitores que vivem à margem, das mínimas condições dignas de sobrevivência de um ser humano. As chuvas quando desabam sobre a cidade, denunciam a precariedade da nossa cidade. Antes de apontarmos o dedo para o lixo, responsabilizando os moradores de comunidades, de jogar lixo nas ruas, lembremos que essa atitude também se repete no asfalto e nos bairros elegantes da cidade, fruto da nossa falta de educação.
A violência das comunidades, em alguns casos, é uma resposta à violência praticada por nossos governantes. A violação dos direitos humanos, praticada por uma grande parcela dos nossos líderes políticos, de todos os escalões, é uma das raízes, da violência que se abate por todo Brasil.
****** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário