terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

DEIXA PRA LÁ, VOVÓ! É CARNAVAL!

(por) Edison Borba
 Todos os anos eu e minha avozinha nos preparamos para a jornada carnavalesca, diante da nossa televisão de plasma, cinquenta polegadas, comprada em dez prestações nas Casas Bahia. Porém, os jornalistas das emissoras que transmitem os diversos carnavais do Brasil, teimam em se repetir. Ou o carnaval não muda ou os jornalistas não conseguem encontrar novos entrevistados e novas imagens.
 
Infelizmente, no desfile das Escolas de Samba, minha avozinha fica desolada com a grande quantidade de bundas que assolam a tela do nosso televisor. São bundas e bundas, numa incrível abundância. Raramente conseguimos ver a apresentação das Comissões de Frente, a evolução do Mestre – Sala e da porta Bandeira. Quando estamos nos deleitando com as apresentações, cortam a imagem e aparecem as bundas depois as coxas e terminam nos sapatos e voltam fazendo o caminho inverso. Nos camarotes, as entrevistas são de arrepiar. Mas, o que fazer? É este o carnaval que nos mostram pela televisão.
Em Salvador, os trios se repetem da mesma forma que a euforia dos jornalistas e das celebridades. As entrevistas também são dignas de figurarem num arquivo morto. As perguntas e as respostas são as mesmas do tempo que a televisão era em preto e branco, quando uma frase dominava os jornalistas: “se a televisão fosse a cores!!!”
Mas, é carnaval, eu e minha avozinha vamos acampar na sala diante do televisor a só sairemos na quarta – feira de cinzas, até lá ouviremos uma tonelada de bobagens, veremos pernas, coxas, pés e bundas. Ouviremos entrevistas inúteis e comentaristas que nada sabem, sobre o carnaval, e ficam dando “pitacos” que nos divertem bastante.
Vamos ficar sabendo de fofocas, quem beijou quem, em quantas Escolas de Samba aquele ator de segunda classe desfilou, para ser fotografado, quem colocou silicone e onde o mesmo foi colocado. Mas é carnaval ...
Também vamos admirar o trabalho dos artesãos que ficaram dias e dias montando carros alegóricos, belas alegorias, arte de duração efêmera. Os sambas de enredo, cujas letras são capazes de nos revelar fatos históricos jamais estudados nos bancos escolares. A estes profissionais, damos parabéns!
É carnaval, eu e minha vovó, vamos cair na folia na sala da nossa casa. Vamos aproveitar estes dias, para esquecer um pouco as agruras da vida e mergulhar na alegria!
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário